O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, utilizou suas redes sociais neste domingo (7) para responder veementemente às críticas direcionadas à atuação da Corte. A manifestação do decano ocorreu após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, questionar a conduta do ministro Alexandre de Moraes, acusando-o de “tirania” durante manifestações na Avenida Paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro Gilmar Mendes rebateu as acusações de que ministros agem como “tiranos” ou que estaria em curso uma “ditadura da toga”. Em vez disso, o ministro defendeu a atuação do STF como guardião da Constituição e do Estado de Direito.
Gilmar Mendes declarou que o Brasil não tolera mais as sucessivas tentativas de golpe que, ao longo de sua história, ameaçaram a democracia e a liberdade do povo. A afirmação foi considerada resposta à fala de Tarcísio de Freitas, que em seu discurso na manifestação disse que “ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O decano do STF reiterou que crimes contra o Estado Democrático de Direito são inegociáveis. “É fundamental que se reafirme: crimes contra o Estado Democrático de Direito são insuscetíveis de perdão! Cabe às instituições puni-los com rigor e garantir que jamais se repitam”, escreveu Gilmar.
Veja publicação de Gilmar Mendes
Na Independência, é oportuno reiterar que a verdadeira liberdade não nasce de ataques às instituições, mas do seu fortalecimento. Não há no Brasil “ditadura da toga”, tampouco ministros agindo como tiranos. O STF tem cumprido seu papel de guardião da Constituição e do…
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Gilmar Mendes (@gilmarmendes) 7 de setembro de 2025
Fonte por: Jovem Pan
