Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. BdF
  3. Gilmar critica decisão de Fux na ação do impeachment, afirmando que ela é “prenha de incoerências”

Gilmar critica decisão de Fux na ação do impeachment, afirmando que ela é “prenha de incoerências”

O ministro declarou ainda que a proposta de impunidade ao ex-presidente e demais envolvidos no processo é inconstitucional.

Por: redacao

15/09/2025 19:20

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), manifestou-se nesta segunda-feira (15) contrariamente ao voto do colega Luiz Fux, que foi o único a apoiar a absolvição de Jair Bolsonaro (PL) e de seus principais aliados na ação referente à tentativa de golpe de Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma sessão de 14 horas, Fux considerou que Bolsonaro e cinco membros do denominado “núcleo crucial” da trama golpista são inocentes em todas as acusações apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele reconheceu apenas o crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito no caso dos ex-ajudantes de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, e do ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, Walter Braga Netto.

Com todas as vênias, como vocês costumam dizer, o voto do ministro Fux está prenhe de incoerências. A meu ver, se não houve golpe, não deveria ter havido condenação. Condenar o Cid e o Braga Netto e deixar todos os demais de fora, me parece uma contradição nos próprios termos.

Gilmar não votou, por integrar a Segunda Turma do Supremo. O caso foi tratado pela Primeira Turma, que conta com Fux, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Alexandre de Moraes — este último, relator do caso. Questionado sobre se seguiria o voto de Moraes, o decano respondeu: “de maneira inequívoca”, ou seja: sem dúvidas.

Para Gilmar, o processo seguiu adequadamente desde o começo, com as investigações da Polícia Federal, a denúncia da PGR e a apresentação de evidências, resultando no veredicto que ele considera ter sido “seguro”. A divergência de Fux, para ele, é “absolutamente normal” e não compromete a unidade do Supremo.

Leia também:

Cadastro Nacional de Saúde será integrado aos dados do Cadastro de Pessoa Física

Cadastro Nacional de Saúde será integrado aos dados do Cadastro de Pessoa Física

Parlamentares brasileiros se encontram com líderes do Sahel em SP: “Combate compartilhado”

Parlamentares brasileiros se encontram com líderes do Sahel em SP: “Combate compartilhado”

Ex-delegado do Departamento de Polícia de SP avalia que é necessário ter capacidade de inteligência policial para o envio de policiais militares à Baixada Santista após ocorrência de homicídios

Ex-delegado do Departamento de Polícia de SP avalia que é necessário ter capacidade de inteligência policial para o envio de policiais militares à Baixada Santista após ocorrência de homicídios

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acredito que estamos unidos e precisamos nos manter unidos diante dos desafios que se apresentam. Nos 40 anos de democracia que temos, não passamos por um momento tão grave de ataque às instituições como vivemos durante o governo Bolsonaro.

Críticas à proposta de anistia.

Na mesma entrevista, Gilmar criticou também a proposta de anistia, uma das obsessões atuais do bolsonarismo. Para ele, a medida seria “ilegítima” e “inconstitucional”.

Constituiu um ato antidemocrático, uma séria afronta ao dispositivo pétreo da Constituição, declarou, afirmando, ainda, que mantém diálogo “muito produtivo, muito respeitoso e muito eficaz” com os presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB), respectivamente.

O ministro resumiu que, em um momento delicado da vida internacional, mundial e local, o Brasil apresentou um exemplo positivo para o mundo ao demonstrar que tentativas de golpe e atentados contra a democracia devem ser punidos.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Constituição BrasileiraGilmar Mendestentativa golpe
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Congresso

Deputado Glauber Braga é Retirado à Força da Câmara dos Deputados em Brasília

09/12/2025 21:15 | 1 min de leitura

● TikTok revela surpresa com “Pretty Little Baby” e sucesso do Katseye em 2025

09/12/2025 21:04 | 1 min de leitura

● TikTok revela surpresa com “Pretty Little Baby” e ascensão do Katseye em 2025

09/12/2025 21:05 | 1 min de leitura

● TikTok: Hit de 1962 “Pretty Little Baby” Domina Ranking de 2025

09/12/2025 21:06 | 1 min de leitura

● Deputado Glauber Braga Ocupa Cadeira na Câmara em Protesto e Gera Íntenso Clima

09/12/2025 21:07 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!