Governo projeta crescimento de 4% no mercado de botijões até março/2026, com 395 milhões de unidades vendidas anualmente.
O programa Gás do Povo, lançado pelo governo federal como substituição ao Auxílio Gás, visa ampliar o acesso da população de baixa renda ao gás de cozinha. No entanto, a iniciativa pode exigir investimentos significativos das distribuidoras de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) em botijões para atender à nova demanda, conforme estudo exclusivo da consultoria Kearney, obtido pelo Broadcast.
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O estudo projeta um crescimento do mercado em até 4% até março de 2026, em comparação com o mercado atual de 395 milhões de botijões vendidos anualmente, conforme o governo espera que o programa esteja em pleno funcionamento.
A expectativa é que sejam comercializados entre nove e 17 milhões de botijões por ano com o aumento, mas essa projeção não se traduz diretamente na quantidade de botijões a serem adquiridos, considerando que cada um é utilizado em média três vezes ao ano.
O programa beneficiará mais de 15 milhões de famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único), impactando cerca de 50 milhões de brasileiros, que totalizarão o consumo de 65 milhões de botijões, considerando a demanda já existente e a adicional.
Segundo o sócio da Kearney, André Volker, o crescimento do mercado é considerável, e o debate entre o mercado e o governo tem ocorrido há um ano, durante a formulação do programa. Empresas já estão fazendo cotações para importação de botijões da Turquia e da China, além de se prepararem para aumentar a produção interna no Brasil, com cerca de cinco fornecedores no mercado.
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Volker avalia que o sucesso da iniciativa é de interesse do setor, devido à necessidade de atender ao volume adicional de demanda, e também do governo, que busca o sucesso do programa.
A consultoria estima que, sem alterações significativas no número de famílias inscritas no CadÚnico após a fase inicial, o mercado se adaptará a este novo formato.
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