Gás do Povo: Cadastro de Revendedores Aberto – Veja Como Participar

Benefício atenderá 15 milhões de famílias e será pago diretamente às revendas com validação eletrônica.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Gás do Povo: Programa Amplia Acesso a Benefícios para Famílias de Baixa Renda

A partir desta quinta-feira, 23, revendedores de gás de cozinha podem se cadastrar no programa Gás do Povo. A iniciativa, coordenada pelos ministérios de Minas e Energia (MME) e do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), visa ampliar o acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP) para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo federal estima que o novo programa beneficiará aproximadamente 15,5 milhões de famílias, um número três vezes superior ao do atual Auxílio Gás, que atende pouco mais de 5 milhões de lares.

Mudanças no Benefício

A principal alteração em relação ao modelo anterior é a substituição do pagamento em dinheiro (R$ 108 a cada dois meses) por vouchers eletrônicos. Esses vouchers garantem a retirada gratuita de botijões de 13 kg em pontos de venda credenciados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como Funciona o Programa

Os primeiros vales devem começar a ser emitidos entre novembro e dezembro. Durante a transição, o sistema anterior continuará em funcionamento. A adesão dos revendedores é voluntária e pode ser feita através do site

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Valores e Distribuição

Os pagamentos serão feitos em até dois dias úteis após a entrega do botijão, com validação eletrônica via aplicativo ou máquina fornecida pela Caixa, sem custos adicionais para o revendedor. Os pontos de venda devem permanecer no programa por, no mínimo, três meses, garantindo tratamento igualitário a todas as famílias e proibindo a cobrança de taxas extras.

O acesso ao benefício é destinado a famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita de até meio salário mínimo. A retirada do botijão deve ser feita pelo responsável familiar cadastrado, com apresentação de documento comprobatório, como o cartão do Bolsa Família ou cartão da Caixa.

A frequência de distribuição varia conforme o tamanho do núcleo familiar:

O valor do voucher será definido de acordo com o preço de referência regional do gás de cozinha, e só poderá ser usado para adquirir o botijão de 13 kg em pontos credenciados.

, , ,
Sair da versão mobile