Galvão assume cadeira na Câmara após conflito no Inpe com ex-presidente

Ex-presidente do CNPq, Ricardo Galvão, assume cadeira na Câmara dos Deputados; Boulos assume Secretaria-Geral da Presidência.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) renunciou ao cargo e, nesta quinta-feira (30.out.2025), tomou posse como deputado federal, ocupando a vaga deixada pelo parlamentar Guilherme Boulos (Psol), que assume a Secretaria-Geral da Presidência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nomeação de Boulos foi anunciada na segunda-feira (20.out.2025) pelo então presidente (PT).

Histórico do Parlamentar

Ricardo Galvão foi eleito suplente pela coligação PSol/Rede nas eleições de 2022. A reportagem foi escrita pela estagiária de jornalismo Isabella Luciano, sob a supervisão do editor Guilherme Pavarin.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Formação e Experiência Profissional

Ricardo Galvão, com 77 anos, possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Física de Plasmas Aplicada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Galvão teve uma extensa carreira, incluindo o cargo de diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (de 2004 a 2011), presidência da Sociedade Brasileira de Física (2013-2016), integrante do Conselho Científico da Sociedade Europeia de Física (2013-2016) e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2016-2019).

Conflito no Inpe

Durante sua gestão no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em 2019, houve um desentendimento com o ex-presidente (PL), levando à sua demissão após quatro anos no cargo. O conflito surgiu devido a questionamentos do ex-presidente sobre dados de desmatamento na Amazônia divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Galvão defendeu a credibilidade das informações produzidas pela instituição, reconhecida internacionalmente no monitoramento ambiental.

Próximos Passos

A expectativa no governo é que Boulos assuma o cargo atualmente ocupado por Márcio Macêdo na Secretaria-Geral da Presidência. A decisão de Galvão sobre assumir ou não a vaga de deputado ainda não foi divulgada.

Sair da versão mobile