Furacão Melissa: Ao Menos 19 Mortos na Jamaica
Autoridades jamaicanas divulgaram nesta quinta-feira (30) que o furacão Melissa causou a morte de pelo menos 19 pessoas. A informação foi confirmada pela agência Reuters. O balanço total de vítimas no Caribe agora sobe para 40. O Haiti havia relatado anteriormente a perda de 23 vidas, incluindo 10 crianças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As inundações em Petit-Goâve, onde um rio transbordou, foram a principal causa das mortes. O fenômeno meteorológico causou estragos na Jamaica, Cuba e nas Bahamas, apesar de ter perdido intensidade. O furacão continuava sua trajetória em direção às Bermudas nesta quinta-feira.
O Haiti também sentiu os efeitos do Melissa, mesmo que o furacão não tenha passado diretamente pelo país. A empresa AccuWeather classificou o Melissa como o terceiro furacão mais intenso já registrado no Caribe, além de ser o mais lento em sua trajetória, o que contribuiu para a magnitude dos danos nas áreas afetadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cientistas apontam que a rápida intensificação e maior frequência dos furacões estão relacionadas ao aquecimento das águas oceânicas, um efeito das mudanças climáticas. Líderes da região caribenha têm solicitado que países desenvolvidos, responsáveis por grande emissão de poluentes, ofereçam apoio financeiro e alívio da dívida para as nações afetadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
