Novo tufão, Fung-wong (Uwan), ameaça Filipinas após Kalmaegi. Ventos fortes e ondas perigosas alertam população em Luzon, Visayas e Siargao.
Uma tempestade tropical se aproxima das Filipinas, dias após a passagem do tufão Kalmaegi, que resultou em quase 200 mortes no país. A população local foi alertada para evitar áreas com ventos fortes e ondas perigosas. Meteorologistas preveem que o Fung-wong, também conhecido como Uwan, poderá se intensificar e se tornar um supertufão antes de atingir a costa leste no domingo (9).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Fung-wong, com uma circulação que abrange 1.500 km, já causa fortes chuvas e ventos em diversas regiões. A Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA) recomendou que moradores de áreas baixas e costeiras se desloquem para locais mais elevados e suspendam atividades marítimas.
Alertas foram emitidos para Luzon, Visayas e Siargao.
Empresas aéreas, como a Philippine Airlines, cancelaram voos devido à tempestade. A situação exige atenção e medidas de segurança para proteger a população.
O tufão Kalmaegi, que atingiu o país na última semana, causou destruição e perdas de vidas. A província de Cebu, um importante destino turístico, registrou 188 mortes, a maioria por afogamento. A lentidão da tempestade e o acúmulo de água em áreas densamente povoadas agravaram o impacto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação nas Filipinas, um país vulnerável a inundações, é agravada pela crise climática, intensificada pelo aquecimento global. Oceanos mais quentes, impulsionados pela ação humana, fornecem energia para tempestades mais fortes. A situação exige atenção e medidas de segurança para proteger a população.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!