Fuga de Detentos em Minas Gerais: Hacker “Dom” Lidera Escapismo e Busca porá Fora

Fuga de presos do Ceresp Gameleira apurada! Hacker Ricardo Lopes de Araújo liderou a ação com alvarás falsos. Investigações da Sejusp e CNJ em andamento.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Fuga de Detentos em Sistema Prisional de Minas Gerais Apurada

Quatro detentos conseguiram escapar do sistema prisional de Minas Gerais no sábado (20), utilizando habeas corpus falsificados. Até a noite de terça-feira (23), apenas um dos indivíduos havia sido novamente preso; os demais permanecem foragidos. A Secretaria de Justiça do Estado (Sejusp) iniciou uma investigação sobre o ocorrido no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Investigação e Coordenação da Fraude

As investigações apontam que um dos fugitivos, Ricardo Lopes de Araújo, é um hacker preso em dezembro numa investigação sobre fraudes eletrônicas contra sistemas judiciais. Araújo teria coordenado a ação de fuga, utilizando alvarás de soltura falsificados no Banco Nacional de Mandados de Prisão, parte do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Envolvimento de Hacker Conhecido como “Dom”

Conhecido como “Dom”, Araújo foi um dos nove presos pela Polícia Civil em 10 de dezembro durante a operação “Veredicto Sombrio”. Ele é considerado integrante de uma organização criminosa especializada em fraudes eletrônicas contra sistemas judiciais, com foco no CNJ.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grupo buscava liberar valores bloqueados pela Justiça e alterar dados de mandados de prisão e alvarás de soltura.

Resposta do CNJ e Ações da Sejusp

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou que não houve invasão ou violação estrutural aos sistemas judiciais sob sua administração. A Sejusp, por meio de nota, detalhou que as ordens fraudulentas foram identificadas em menos de 24 horas e canceladas, com a restauração dos mandados prisionais e o acionamento imediato dos órgãos de segurança estaduais e federais para a recaptura dos foragidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A ocorrência está sendo apurada administrativamente, com a instauração dos procedimentos internos cabíveis e encaminhamentos para investigações no âmbito criminal.

Sair da versão mobile