Frio intenso atinge Rio Grande do Sul com risco de geada na Serra

Atenção: A previsão indica queda drástica de temperaturas em todo o estado, com risco de geada na Serra a partir de segunda-feira.

06/10/2025 6:50

2 min de leitura

Frio intenso atinge Rio Grande do Sul com risco de geada na Serra
(Imagem de reprodução da internet).

Nova Frente Fria Impacta o Rio Grande do Sul

Uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul, a partir desta segunda-feira (6), trazendo chuva, ventos fortes e uma queda significativa nas temperaturas em todo o estado. A Defesa Civil emitiu um alerta em relação ao início de uma nova massa de ar frio de origem polar, que pode reduzir as mínimas para até 1°C nos próximos dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Previsão Climática Detalhada

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, as temperaturas máximas nesta segunda-feira variam entre 11°C e 20°C, enquanto as mínimas, previstas para o fim da noite, ficam entre 6°C e 14°C. Na terça-feira (7), o amanhecer será mais gelado, com mínimas entre 5°C e 12°C, e máximas que não devem passar dos 20°C.

Avanço do Frio e Condições Climáticas

Na quarta-feira (8), espera-se o pico do frio. Grande parte do estado amanhece com temperaturas entre 5°C e 12°C, mas nas regiões da Serra e dos Campos de Cima da Serra, os termômetros podem marcar entre 1°C e 5°C, com risco de formação de geada. À tarde, os valores sobem um pouco, alcançando entre 12°C e 24°C.

Influência da Frente Fria e Alertas

Meteorologistas da Climatempo confirmaram que a frente fria vem da Argentina e influenciou os termômetros gaúchos ainda no domingo (5), com temporais registrados em regiões como Uruguaiana, Bagé e Pelotas. A agência ainda comentou sobre o risco de granizo de médio e grande porte, além de rajadas de vento entre 80 km/h e 100 km/h. A chuva deve se espalhar por todo o estado ao longo da noite, atingindo também a Grande Porto Alegre, a Serra e o Noroeste gaúcho.

Recomendações e Impacto Regional

O órgão meteorológico alerta que o frio deve se intensificar ao longo da semana, com a chegada de uma massa de ar polar que afetará também Santa Catarina e o Paraná. Entre as orientações para a população estão os cuidados com idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade, manter-se aquecida e abrigar animais domésticos durante as madrugadas mais frias.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):