Instabilidade climática assola Brasil: chuvas intensas e calor extremo alertam em diversas regiões. Sudeste, Centro-Oeste e Norte sofrem com temporais.
O país enfrenta uma semana de instabilidade climática, com alertas de chuvas intensas e volumes significativos em diversas regiões. O Sudeste, Centro-Oeste e Norte são os mais afetados, enquanto o Sul do Brasil registra calor extremo, antecipando o que especialistas chamam de “verão climático”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A persistência de uma frente fria na costa de São Paulo e um corredor de umidade contribuem para as condições climáticas adversas.
Na região Sudeste, a previsão indica acumulados de até 200 milímetros, impactando áreas como o leste de Minas Gerais (Vale do Rio Doce e Zona da Mata Mineira), o Espírito Santo (incluindo Linhares) e o estado do Rio de Janeiro. Há risco de temporais em todas essas regiões.
No Centro-Oeste, espera-se um volume de chuva de até 120 milímetros, com o norte de Mato Grosso do Sul na rota de temporais.
A região Norte também apresenta tempo muito fechado, com previsões de até 150 milímetros para o estado do Acre e Manaus. Em Manaus, há risco de temporais. A instabilidade é impulsionada por fatores atmosféricos complexos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estado do Rio Grande do Sul já sente os efeitos do “verão climático”, com temperaturas elevadas antes do início oficial da estação em 21 de dezembro. A máxima em Porto Alegre nesta quinta-feira é de 30°C. Espera-se que as temperaturas alcancem entre 32°C e 40°C no próximo final de semana, gerando um estresse climático com baixa umidade relativa do ar.
Em São Paulo, a manhã desta quinta-feira amanheceu nublada com temperaturas mais baixas, registrando uma mínima de 16°C e uma máxima prevista para 25°C. Há alerta de chuva forte para a capital e grande parte do interior, incluindo Campinas, Ribeirão Preto e Barretos, devido à influência da frente fria no litoral.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!