Resistência Francesa ao Acordo Comercial Europeu
O presidente francês anunciou nesta quinta-feira (8) que seu governo não assinará o acordo proposto entre a União Europeia e a Comissão Europeia. A declaração, divulgada em comunicado à imprensa, veio após destacar os “avanços inegáveis” alcançados, mas ressaltou a “rejeição política unânime” do projeto, evidenciada pelos debates recentes na Assembleia Nacional e no Senado francês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Macron enfatizou que a assinatura do acordo não representa o fim da questão, e que continuará a defender a implementação completa dos compromissos assumidos pela Comissão Europeia, com foco na proteção dos agricultores franceses. A França tem se mostrado a principal voz de oposição à aliança comercial proposta.
Além da França, Irlanda, Hungria e Polônia também expressaram resistência ao acordo. A Itália, por outro lado, parece estar se aproximando do apoio ao projeto, sendo vista como um possível voto favorável na União Europeia, o que facilitaria a assinatura do tratado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para que o acordo seja formalizado, é necessário o apoio de 27 países membros da União Europeia. A assinatura está prevista para a próxima segunda-feira (12). O tratado, se concretizado, representaria a maior área de livre comércio do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
