Fórmula 1 muda classificação! Nova era da Cadillac na F1 (2026) com 22 carros na pista e formato de classificação revisado.
Com a entrada da equipe Cadillac na Fórmula 1 a partir da temporada de 2026, o formato das classificações da categoria passará por alterações significativas. A adição da escuderia americana resultará em um aumento no número de carros na pista, elevando-o de 20 para 22 unidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A estrutura básica dos treinos classificatórios – Q1, Q2 e Q3 – permanecerá a mesma. No entanto, a dinâmica de eliminação entre os pilotos será ajustada para refletir o novo número de competidores. A principal mudança se dará no Q1, onde 22 carros serão eliminados.
No Q2, os 16 pilotos restantes disputarão suas vagas no Q3, buscando garantir dez posições para a disputa pela pole position. A fase final, o Q3, será dedicada à luta pela primeira colocação, com uma sessão de 12 minutos.
Os tempos de treino para cada fase da classificação serão mantidos. O Q1 será disputado em 18 minutos, seguido de um intervalo de sete minutos. O Q2 terá 15 minutos de duração, e o Q3, 12 minutos, com um intervalo de sete minutos.
Já os treinos para corridas sprint seguirão a ordem de eliminação dos classificatórios para Grandes Prêmios. No SQ1, os 18 carros mais lentos se enfrentarão, enquanto no SQ2, o período será de 10 minutos. Por fim, no SQ3, os pilotos terão oito minutos para cravar a pole position.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!