Mortes em Ataque de Forças Paramilitares em El Fasher, Sudão
Pelo menos 60 pessoas perderam a vida neste sábado (11) em decorrência de um ataque realizado por forças paramilitares na cidade sitiada de El Fasher, localizada na região oeste do Sudão. A cidade também serve como capital de Darfur do Norte, e é atualmente controlada pelas Forças de Apoio Rápido (FAR), um grupo paramilitar que enfrenta o Exército sudanês em um conflito que já ultrapassa dois anos de duração, com o objetivo de consolidar seu poder na região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um grupo ativista local informou sobre o ataque. Inicialmente, as estimativas de mortes apontavam para 30 vítimas, mas o comitê de resistência local elevou o número para 60, após uma análise mais detalhada da situação no local.
Segundo o comitê, as FAR empregaram dois drones e oito projéteis para atacar um centro de deslocados situado em Dar al-Arqam, que se encontra em um terreno ocupado por uma universidade. A organização descreveu o ataque como um “massacre”, e solicitou uma intervenção internacional para responsabilizar os autores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os comitês de resistência são formados por ativistas que coordenam a assistência humanitária e documentam as atrocidades perpetradas no contexto do conflito no Sudão. A guerra, iniciada em abril de 2023, resultou em um elevado número de mortos, milhões de deslocados e cerca de 25 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar.
El Fasher representa a última grande cidade da região de Darfur que ainda não está sob o controle das FAR, que travam uma guerra contra o Exército regular sudanês. A situação permanece crítica, com impactos devastadores para a população civil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
