Força Delta detém Nicolás Maduro: operação revelada pela CBS. Presidente Trump anuncia ação sem detalhar agência responsável. A unidade secreta do Exército EUA atua no combate ao narcotráfico
A Força Delta, unidade de elite do Exército dos Estados Unidos, voltou a ser destaque na mídia internacional. A tropa foi apontada como responsável pela detenção de Nicolás Maduro, em operação ocorrida nesta madrugada. A informação foi divulgada pela emissora americana CBS, após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar a captura do líder venezuelano em sua rede social, sem detalhar a agência responsável pela ação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Trump, a operação envolveu forças de segurança americanas e também ataques militares em território venezuelano. O presidente não especificou quais agências participaram da operação nem como ela foi coordenada. O governo dos EUA já acusa Maduro de envolvimento com o narcotráfico internacional, sendo formalmente denunciado em um tribunal americano por supostos crimes de narcoterrorismo.
Fundada em 1977 na Carolina do Norte, a Força Delta é considerada uma das unidades militares mais secretas e seletivas do mundo. A unidade opera sob o Comando de Operações Especiais do Exército dos EUA, responsável pelas missões mais sensíveis do país.
Sua história é marcada pelo sigilo em torno de suas atividades.
A missão principal da tropa envolve operações de altíssimo risco, como contraterrorismo, resgate de reféns, captura ou eliminação de alvos considerados estratégicos e reconhecimento especial em ambientes hostis. Os operadores da Força Delta recebem treinamento intensivo em combate aproximado, tiro de precisão, explosivos e técnicas de infiltração e entrada furtiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A unidade também atua na proteção de autoridades de alto escalão e em ações de guerra não convencional, estando preparada para intervir em aeronaves, navios, trens e veículos, em qualquer tipo de terreno ou cenário. A Força Delta tem participado de operações em diversos países, incluindo o Oriente Médio e a África.
O ingresso na Força Delta é restrito a militares altamente qualificados, geralmente oriundos das Forças Especiais do Exército americano. O processo seletivo é extremamente rigoroso, com testes físicos extenuantes, como marchas noturnas de até 65 quilômetros carregando mochilas pesadas em terrenos acidentados.
Os selecionados passam por um curso de cerca de seis meses voltado à formação de operadores capazes de atuar nas missões mais perigosas e sensíveis conduzidas pelos Estados Unidos.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!