Fogo destrói aproximadamente 220 hectares da Floresta de Brasília
Incêndio iniciado por volta das 13h de terça-feira (9) e, segundo o ICMBio, está sob controle.

O incêndio voltou a afetar a Floresta Nacional de Brasília (Flona) na terça-feira (9). O fogo começou por volta das 13h e atingiu a área de chácaras (Núcleo Rural dos Currais), próxima à Gleba 1 da unidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação envolveu instituições que compõem o Plano de Prevenção de Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), incluindo o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Ibama/Prevfogo, Instituto Brasília Ambiental e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Segundo o ICMBio, foram empregados aproximadamente 160 profissionais, incluindo brigadistas, servidores e bombeiros militares; um helicóptero e um avião Nimbus foram disponibilizados para a operação.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a área estimada atingida pelo incêndio é de 220 hectares. No combate ao incêndio, não houve registro de animais feridos. Atualmente, o fogo está sob controle, ou seja, ainda não está extinto, mas está sob vigilância.
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), no período entre 1º e 8 deste mês foram contabilizadas 219 ocorrências de incêndio em áreas de vegetação, resultando em cerca de 1.856 hectares queimados.
Leia também:

Decisão de Moraes autoriza início da segunda semana de julgamento de Bolsonaro e outros sete acusados no caso do 8 de janeiro

Moraes afirma que a defesa de Bolsonaro age “beirando a litigância de má-fé”; Fux indica que irá divergir

Última semana crucial para Bolsonaro e militares envolvidos no processo golpista: acompanhe os desdobramentos no julgamento no STF
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para evitar incêndios, recomenda-se:
Não jogue fogo em entulho, folhas secas ou podas.
Não utilize o fogo para a remoção de vegetação.
Não jogue cinzeiros acesos em áreas com vegetação seca ou às margens de estradas.
Ao acampar, utilize apenas fogueiras em áreas designadas e assegure-se de apagá-las completamente antes de deixar o local.
Em áreas rurais, preservem-se aceiros (faixas não vegetadas) ao redor de plantações, pastagens e edificações.
Não permita o acúmulo de vegetação seca perto de residências, postes, cercas e vias.
Converse com familiares, vizinhos e colegas sobre os riscos e as maneiras de prevenção.
Em caso de incêndio, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Receba notícias do Brasil de Fato DF no seu WhatsApp.
Fonte por: Brasil de Fato