FMI revisa para baixo projeção de crescimento do Brasil em 2026, mas melhora estimativas para 2025 e 2027. Saiba mais!
O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo a previsão de crescimento econômico do Brasil em 2026, porém, apresentou melhorias nas estimativas para os anos de 2025 e 2027, conforme divulgado nesta segunda-feira (19). A atualização do relatório Perspectivas Econômicas Globais indicou um aumento de 0,1 ponto percentual na expectativa de expansão para 2027, elevando-a para 2,3%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para o ano de 2025, a projeção foi mantida em 2,5%, um ligeiro acréscimo em relação aos 2,4% apresentados no relatório de outubro. As autoridades responsáveis pela análise destacaram que o ajuste na projeção para 2026 se deveu, primordialmente, à política monetária restritiva adotada para mitigar o aumento da inflação que afetou a economia brasileira no ano anterior.
A revisão das projeções econômicas reflete a complexidade do cenário global e a necessidade de monitoramento constante. As decisões de política monetária e fiscal têm impacto direto no crescimento econômico, e as estimativas do FMI são utilizadas como referência para o planejamento de políticas e investimentos.
A atualização do relatório Perspectivas Econômicas Globais é um importante instrumento de análise econômica, fornecendo informações relevantes para formuladores de políticas, investidores e demais interessados na economia mundial. A projeção de crescimento para o Brasil em 2027, de 2,3%, sugere um período de recuperação gradual, mas ainda com desafios a serem superados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!