FMI projeta dívida bruta dos EUA e China em expansão. Análise aponta para 116% em 2030 para a China e 140% em 5 anos para os EUA. Risco global é alertado.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) apresentou em seu relatório de outubro projeções de expansão da dívida bruta do governo geral dos Estados Unidos e da China. A análise indica que a relação dívida/Produto Interno Bruto (PIB) da China deve ultrapassar 100% em 2025 e alcançar 116% em 2030.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já em relação à economia norte-americana, estima-se que a relação dívida/PIB ultrapasse 140% em cinco anos.
As projeções do FMI para a China revelam um cenário de crescimento da dívida. A relação dívida/PIB da China é projetada para atingir os seguintes níveis:
Em contrapartida, a projeção para a economia americana aponta para um aumento significativo da dívida. A relação dívida/PIB dos Estados Unidos é estimada para atingir os seguintes níveis em cinco anos:
Rafael Prado, economista da GO Associados, avalia que a expansão da dívida norte-americana representa um risco maior à economia global. Ele destaca que os Estados Unidos concentram os ativos considerados portos seguros, e uma crise de desconfiança nesses mercados pode pressionar os mercados financeiros globais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prado também mencionou a valorização do ouro, com investidores buscando segurança em meio à incerteza econômica e geopolítica.
Gilvan Bueno, especialista em finanças e mercado de capitais, ressaltou a importância dos setores de manufatura e imobiliário na China. Ele citou o caso da Evergrande, empresa chinesa que enfrentou dificuldades financeiras, como um sinal de alerta para o impacto potencial da dívida chinesa na economia global, especialmente em setores como siderurgia, mineração e indústria da transformação.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!