A Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida como Copinha, inicia-se nesta sexta-feira, 2. A competição reunirá 128 times das categorias de base do futebol brasileiro, disputando-se em 30 cidades do estado de São Paulo. Uma particularidade desta edição é a ausência do Flamengo, o que representa a primeira vez em 18 anos que o clube carioca não participa do torneio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Motivação da Decisão Rubro-Negra
A diretoria do Flamengo justificou a decisão com base no calendário apertado do time profissional. A equipe encerrou a temporada de 2025 no dia 17 de dezembro, após disputar o Campeonato Carioca, que terá seu início em 11 de janeiro. A proximidade entre as competições limitaria o tempo de descanso dos atletas sub-20, o que poderia impactar negativamente o desempenho na Copinha.
Histórico da Copinha
O torneio, que começou em 1969, é realizado em sete fases, com a primeira em grupos e, posteriormente, um sistema de mata-mata com jogos únicos. O Corinthians é o maior campeão da Copinha, com 11 títulos, seguido pelo São Paulo, com cinco taças, e pelo Fluminense.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Internacional também conquistou cinco vezes o torneio.
Detalhes da Competição 2026
A edição de 2026 terá atletas nascidos entre 2005 e 2010, registrados pelos clubes até 6 de outubro de 2025. As 30 cidades-sede incluem Araçatuba, Cosmópolis e Patrocínio Paulista, que sediarão os jogos pela primeira vez. As demais cidades são: Santa Fé do Sul, Votuporanga, Tanabi, Bálsamo, Araçatuba, Presidente Prudente, Assis, Jaú, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Brodowski, Cravinhos, Franca, Araraquara, São Carlos, Tietê, Sorocaba, Paulínia, Guaratinguetá, Taubaté, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Santana de Paranaíba, Embu das Artes, Barueri, Guarulhos e Osasco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Local da Grande Decisão
A grande final da Copinha acontecerá no dia da data do aniversário da cidade de São Paulo, no estádio do Pacaembu. As transmissões serão veiculadas pelo canal do Paulistão, pela CazéTV no Youtube, e pela Record e X Sports na televisão.
