A Fitch Ratings divulgou um relatório nesta segunda-feira (19) que avalia o potencial impacto das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos em países europeus. A agência estima que essas medidas podem reduzir o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro em 0,5% até o fim de 2027.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alemanha em Destaque como Mais Vulnerável
Segundo a análise, a Alemanha seria a economia europeia mais afetada pelas tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. A agência projeta que o crescimento do PIB alemão, atualmente estimado em 1,2% para este ano e 1,4% para 2027, pode diminuir em 0,8% a 0,9% devido ao aumento das tarifas.
Resposta da União Europeia e Riscos Geopolíticos
A Fitch Ratings considera que a resposta da União Europeia será moderada, com efeitos praticamente nulos, devido a preocupações com a segurança e o compromisso dos EUA com a defesa europeia. A agência também destaca que as discussões sobre um pacote de tarifas de 95 bilhões de euros contra importações americanas não terão um impacto significativo nos EUA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Impacto em Países Bálticos
Para a Estônia, Letônia e Lituânia, a agência avalia que o aumento de riscos geopolíticos, incluindo a estrutura da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e preocupações com a segurança no Leste Europeu, representam um risco mais imediato.
Pressão por Aumento de Gastos com Defesa
A Fitch Ratings prevê que as tensões comerciais com os Estados Unidos podem intensificar a pressão por um aumento dos gastos com defesa na Europa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
