Fitch Ratings alerta: tarifas Trump podem reduzir PIB da zona do euro em 0,5% até 2027. Alemanha é mais vulnerável.
A Fitch Ratings divulgou um relatório nesta segunda-feira (19) que avalia o potencial impacto das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos em países europeus. A agência estima que essas medidas podem reduzir o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro em 0,5% até o fim de 2027.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a análise, a Alemanha seria a economia europeia mais afetada pelas tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. A agência projeta que o crescimento do PIB alemão, atualmente estimado em 1,2% para este ano e 1,4% para 2027, pode diminuir em 0,8% a 0,9% devido ao aumento das tarifas.
A Fitch Ratings considera que a resposta da União Europeia será moderada, com efeitos praticamente nulos, devido a preocupações com a segurança e o compromisso dos EUA com a defesa europeia. A agência também destaca que as discussões sobre um pacote de tarifas de 95 bilhões de euros contra importações americanas não terão um impacto significativo nos EUA.
Para a Estônia, Letônia e Lituânia, a agência avalia que o aumento de riscos geopolíticos, incluindo a estrutura da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e preocupações com a segurança no Leste Europeu, representam um risco mais imediato.
A Fitch Ratings prevê que as tensões comerciais com os Estados Unidos podem intensificar a pressão por um aumento dos gastos com defesa na Europa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!