Financiamento de Veículos Atinge Novo Recorde em Outubro
Em outubro de 2025, foram financiados 697 mil veículos, registrando um aumento de 6,83% em comparação com o mesmo mês de 2024, conforme dados divulgados pelo levantamento da B3. Esse volume representa o maior financiado para o mês desde 2007, quando atingiu 709 mil unidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Thiago Gaspar, superintendente de Relacionamento com Clientes e Relações Institucionais, destacou o desempenho de outubro como evidência da resiliência do setor automotivo. O resultado superou o volume de 2024, impulsionando o mercado.
Desempenho no Acumulado de Janeiro a Outubro
No período de janeiro a outubro de 2025, foram financiadas 6 milhões de unidades, incluindo automóveis leves, motos e veículos pesados. Esse total apresentou um crescimento de 1% em relação ao mesmo período de 2024, consolidando o melhor resultado desde 2011.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segmentação do Financiamento
A análise do financiamento por tipo de veículo revelou que os veículos seminovos lideram o volume, com 3,8 milhões de unidades financiadas no ano. Os modelos novos somaram 2,2 milhões de unidades. O financiamento de motos apresentou um crescimento expressivo de 16,7% no acumulado de janeiro a outubro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024, enquanto automóveis comerciais e leves registraram um aumento de 0,5%.
Distribuição Regional do Financiamento
As regiões Nordeste e Norte foram as principais responsáveis pelo aumento geral no financiamento de veículos. Nordeste e Norte apresentaram um crescimento de 11,6% e 9,9%, respectivamente. A região Sudeste detém a maior representatividade no total de veículos financiados entre janeiro e outubro de 2025, com 42,1% do total.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
As demais regiões, em ordem de importância, são Sul (20%), Nordeste (19,5%), Centro-Oeste (10,5%) e Norte (7,9%).
Dados sobre Preços de Veículos
Em relação aos preços, os automóveis novos apresentaram uma desvalorização média de 0,84% na comparação de outubro com o mês anterior, conforme monitoramento da Tabela Auto B3. No acumulado dos últimos 12 meses, a queda foi de 5,9%. Por outro lado, os veículos usados com até 5 anos de uso tiveram valorização média de 0,96% em outubro, interrompendo a tendência de queda observada nos meses anteriores.
O acumulado de 12 meses para o segmento de veículos usados apresentou uma recuo de 5,2%.
