Brasília recebe na terça-feira (12) a exibição gratuita do Fermentadoras Mini Doc, primeiro documentário brasileiro sobre a atuação de mulheres na produção de cerveja artesanal. A sessão ocorre às 19h, no Bar BlocoGe, na Asa Norte, e contará com a presença da diretora e roteirista Ana C.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Filmado entre 2022 e 2023, o Fermentadoras Mini Doc acompanha a trajetória de sete mulheres gaúchas que estão transformando a cena da cerveja artesanal no Rio Grande do Sul e no Brasil. A produção combina as fases do processo de fabricação da cerveja com narrativas de resistência, protagonismo e inovação no setor, historicamente dominado por homens.
Apesar de historicamente as mulheres terem sido as primeiras responsáveis pela produção de cerveja, mesmo quando a bebida era considerada sagrada e feita a partir de fermentações naturais nos lares, elas foram sendo afastadas desse espaço com o tempo. O documentário mostra como esse cenário tem mudado, graças ao trabalho de mulheres que retomam esse conhecimento ancestral e imprimem suas marcas no mercado contemporâneo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A obra é dirigida, roteirizada e produzida por Ana C, com financiamento do Edital Fermenta! de Cultura Cervejeira, além de apoio por meio de campanha de financiamento coletivo. A produção é uma parceria entre a Santa de Casa Ateliê de Milagres — produtora de Porto Alegre com enfoque feminista — e a fuzzzlab.
É uma grande honra levar essa história para os mais diversos espaços. A presença das mulheres tem crescido muito nesse meio e esta é uma forma de destacar esse trabalho, afirma a diretora Ana C.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O documentário já teve exibições em Porto Alegre e Florianópolis, e agora chega à capital federal com os quatro episódios apresentados na íntegra. O evento é gratuito e aberto ao público.
Serviço:
Disponibilização gratuita da Fermentadoras Mini Doc
Terça-feira, 12 de agosto, às 19h
Bar BlocoGe – SCRN 714/715 Bloco G Loja 6, Asa Norte, Brasília
Sem custo.
Classificação Livre
Receba notícias do Distrito Federal no seu WhatsApp.
Fonte por: Brasil de Fato
