Copa do Mundo de 2026: FIFA Define Procedimentos para Sorteio dos Grupos
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou nesta terça-feira (25) os detalhes dos procedimentos que nortearão o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026. A medida já gerou especulações entre os torcedores, que começam a projetar os possíveis duelos entre as seleções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Brasil garantiu uma posição de destaque na competição, sendo um dos cabeças de chave. A Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha e os países-sede, Estados Unidos, Canadá e México, também foram colocados no Pote 1.
A definição dos grupos se baseia em critérios estabelecidos pela FIFA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sorteio oficial, que ocorrerá em Washington em 5 de dezembro, terá restrições importantes. Uma das regras determina que um grupo da Copa do Mundo não pode conter mais de uma seleção da mesma região. Essa exceção se aplica às equipes da Uefa, que possui 16 representantes e poderá ter até duas equipes em um mesmo chave.
Ex-jogador Edmílson, em entrevista à CNN, comentou sobre a trajetória do Brasil em Copas do Mundo, afirmando que “o Brasil nunca foi muito longe na Copa quando chegou como favorito”. Essa observação implica que as seleções sul-americanas não enfrentarão o Brasil na fase de grupos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Com a regra que limita a presença de dois países europeus por grupo, caso as seleções dos potes 2 e 3 caiam no grupo do Brasil, as equipes da Uefa do pote 4 (resultado da repescagem da Uefa) estarão automaticamente fora do caminho da Seleção Brasileira.
Confira os potes definidos pela FIFA:
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Áustria e Austrália.
- Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, os quatro vencedores da repescagem europeia e os dois classificados da repescagem mundial (exceto a Bolívia).
