Golpistas Tentam Fraudes com Nome do FGC
O Fundo Garantidor de Créditos (FGC), em colaboração com associações do setor financeiro, emitiu um alerta sobre crescentes tentativas de fraude e golpes no processo de pagamento de garantias provenientes de instituições financeiras que foram liquidadas pelo Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas ações fraudulentas estão sendo conduzidas por meio de canais digitais, como e-mails, mensagens, sites e aplicativos falsos.
Os golpistas estão se passando por representantes do FGC, de bancos e de órgãos oficiais para enganar depositantes e investidores. As táticas incluem o envio de mensagens fraudulentas solicitando dados pessoais e a cobrança indevida de taxas. A situação exige extrema cautela por parte da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As entidades que emitiram o alerta, juntamente com o FGC, são a ABBC (Associação Brasileira de Bancos), a ABBI (Associação Brasileira de Bancos Internacionais), a ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), a Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), a Febrabran (Federação Brasileira de Bancos) e a Zetta – Associação de Empresas de Tecnologia Financeira.
O FGC e as entidades reforçam a importância de evitar o fornecimento de informações em canais não oficiais. Além disso, recomendam que os usuários não realizem pagamentos com o intuito de receber garantias e que desconfiem de links desconhecidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Em caso de dúvidas, a orientação é sempre buscar os canais oficiais do FGC ou das instituições financeiras envolvidas.
