Festival de Gramado se torna mais inclusivo e educativo
A 53ª edição do evento em Serro Gaúcho iniciará oficialmente nesta sexta-feira (15) com desfile de abertura vencedor em Berlim.

O Festival de Cinema de Gramado inicia suas atividades com o projeto Educavídeo, que oferece capacitação em audiovisual para estudantes da cidade e já contabiliza mais de 110 produções desde sua criação em 2011. Contudo, a 53ª edição destaca ainda mais o cinema produzido por estudantes e universitários, priorizando obras com temas sociais relevantes para serem abordados e discutidos.
O Educavideo, além de apresentar sua mostra com premiação na quarta-feira (13), recebeu mais um dia para realizar uma ação inédita: a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil. A iniciativa reuniu curtas-metragens de alunos do ensino fundamental e médio de estados como Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.
Na manhã desta sexta-feira (15), houve a invasão dos alunos ao Palácio dos Festivais para um programa especialmente marcante.
A sessão Infantil, com entrada gratuita, apresentou a estreia da série Comer, Beber e Aprender, uma coprodução entre Rio Grande do Sul e Bahia. A produção combina elementos de live action, animação e documentário, acompanhando a jovem Helena Fernandes em sua exploração de receitas e costumes culinários no Vale do Capão (BA).
As crianças preencheram o cinema da cidade e acompanharam a trilha sonora de encerramento com palmas, culminando em aplausos para a equipe responsável pela produção.
Leia também:

A exposição da fronteira gaúcha cativou o público no Festival de Gramado

Fotos ilustram o recolhimento da marcha das mães no Uruguai

Ballet-Sinos comemora 50 anos com sessão solene em São Leopoldo
Para o diretor Rogério Rodrigues, que já trabalhou em outras séries infantis, o mote educacional desta vez é a alimentação saudável. “A gente sabe do compromisso de fazer obras infantis. Isso é o eixo principal. E não só uma alimentação equilibrada para o corpo, porque ela também é extremamente cultural: aproxima, tem o lado afetivo”, destaca.
O diretor afirma que a região do Vale do Capão (BA), situada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, é um local com tradição de alimentação saudável e também de reunir culturas diversas. “Optei pelo local justamente para que possamos trabalhar essa educação para as crianças e, de uma forma lúdica, provocar que elas experimentem novos sabores. A criança também tem essa resistência em experimentar o que ela não conhece”, complementa.
A produção será veiculada no Canal Futura no dia 22, às 9h45min, e ainda pelo Globoplay. Rodrigues assume a direção geral, enquanto Rose França é a responsável pela direção de animação. Ambos assinam a produção executiva. A criação do produto é dividida pela dupla com Hewelin Fernandes.
A cor azul domina o festival.
A identidade visual desta edição do evento já denunciava: um conflito entre o vermelho clássico e o azul marcante (algo bem gaúcho, como a rivalidade Grenal). E não é que para sua abertura oficial mudaram a cor do famigerado tapete das estrelas na Rua Coberta.
Na noite de sexta-feira, durante a abertura oficial do festival, o tapete que Rodrigo Santoro e o elenco de “O Último Azul” utilizarão terá uma nova configuração. Gramado inovou este ano: “primeiro, o azul”.
O evento iniciará com Santoro recebendo o Kikito de Cristal e, em seguida, a exibição hors concours do longa inédito, que deve ser lançado comercialmente no final do próximo mês. Dirigida pelo renomado Gabriel Mascaro, a ficção conquistou o Urso de Prata na 75ª edição do Festival de Berlim, em fevereiro deste ano.
O filme se passa na Amazônia, em um Brasil com características quase distópicas, onde o governo encaminha idosos para uma colônia habitacional para que “desfrutem” de seus últimos anos. Antes de seu exílio forçado, Tereza (Denise Weinberg), uma mulher de 77 anos, inicia uma viagem para cumprir seu último desejo.
Santoro, que acumula há alguns anos o Troféu Cidade de Gramado (nesta 53ª edição, sem homenageado), completa 50 anos de carreira, sendo celebrado agora com uma nova conquista na Serra.
Em 2025, estrearão no Brasil seis filmes de ficção inéditos: Nô (PR), Papagaios (RJ), Querido Mundo (RJ), A Natureza das Coisas Invisíveis (DF), Cinco Tipos de Medo (MS) e Sonhar com Leões (SP).
Para o ano corrente, já estão confirmadas no festival as presenças de Bárbara Paz, Bruna Linzmeyer, Camila Márdila, Danielle Winits, Denise Fraga, Denise Weinberg, Douglas Soares, Edson Celulari, Eduardo Moscovis, Gabriel Mascaro, Gero Camilo, Ícaro Silva, Igor Fernandez, Johnny Massaro, Laís Melo, Leo Jaime, Malu Galli, Marcélia Cartaxo, Mariza Leão, Miguel Falabella e Xamã, entre outros artistas e realizadores.
Conexões Gramado Film Market
A partir das 10h30 de sábado (16), a Sociedade Recreio Gramadense receberá a 9ª edição do Conexões Gramado Film Market, segmento mercadológico do festival que reúne profissionais, produtores, instituições e empresas do audiovisual para discutir tendências, fomentar negócios e impulsionar o ecossistema do setor.
A cerimônia contará com a presença de Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, seguida do painel “Audiovisual promovendo o turismo e o soft power brasileiro”, com Marcelo Freixo (presidente da Embratur), Rosa Helena Volk (presidente da Gramotur, autarquia municipal que realiza o festival) e Gisela Perez Fonseca (coordenadora institucional do Festival Internacional de Cinema de Cartagena).
No domingo (17), o painel “Audiovisual construindo destinos” discutirá o papel do cinema na promoção turística. Carolina Cordero, Christiano Braga e Joana Braga, representando iniciativas como a POA Film Commission, RedIberofic e Refic, participarão.
Exibição de filmes universitários e curtas-metragens gaúchos.
No sábado, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, acontece a 8ª Mostra de Filmes Universitários, organizada pelo Conexões Gramado Film Market, voltada para produções de até 20 minutos produzidas por estudantes de instituições de ensino superior.
O Palácio dos Festivais realiza, aos sábados e domingos, as sessões competitivas da Mostra de Curtas Gaúchos – Prêmio Assembleia Legislativa, que valoriza a produção audiovisual do Rio Grande do Sul.
Serão anunciados os vencedores na noite de domingo. O evento também incluirá a entrega do Troféu Sirmar Antunes à atriz Gloria Andrades. A premiação foi instituída pela Assembleia Legislativa em 2022 para homenagear profissionais com trajetória reconhecida em produções gaúchas de curta e média metragem.
Fonte por: Brasil de Fato