Festival de Canoas apresenta exposição que celebra a memória da produção regional na sua 3ª edição

Já possui foco no seu município-sede, a 3ª edição enfrenta concorrentes e homenageados.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Festival de Cinema de Canoas (FECIC) inicia os preparativos para a 3ª edição do evento, que acontecerá na cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, entre 25 e 28 de setembro, com acesso gratuito.

Além de anunciar os curtas-metragens selecionados para as mostras competitivas e os novos homenageados, a organização acertou em cheio ao promover eventos estudantis e universitários e a Mostra Memória: Ecossistema Audiovisual do RS, dedicada à preservação e valorização da produção cinematográfica local e regional. Serão exibidos os filmes O Cinema Gaúcho dos Anos 20, de Antônio Jesus Pfeil, e Sargento Garcia, de Tutti Gregianin.

Essas ações reforçam o propósito do evento em impulsionar novos artistas e estimular discussões acerca do cinema e da cultura no Rio Grande do Sul, além de apresentar a produção audiovisual local.

Um destaque do festival será a estreia do documentário em longa-metragem Um Filme de BR, produzido por Wender Zanon, que apresenta as opiniões de quatro pesquisadores enquanto caminham pela BR-116 em seu trecho que passa por Canoas, buscando pessoas cujas vidas estão entrelaçadas com a rodovia. A produção será exibida durante a programação oficial.

O SESC Canoas (comemorando 10 anos de atuação cultural), a jornalista e roteirista Alice Urbim, o cineasta Gilberto Perin e o ator Marcos Breda serão homenageados em 2025, em reconhecimento ao seu papel na valorização da cultura e do audiovisual.

LEIA TAMBÉM!

No lançamento desta semana, foram divulgadas as produções convidadas para a edição, referentes aos destaques celebrados neste ano. Trata-se do média-metragem 1940 – CICS Canoas: A Origem, de Andrei Fialho, que resgata a trajetória da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços da cidade e Roma Guaporé, de Perin, uma obra “livrementemente inspirada na vida real e poeticamente manipulada”, que mergulha nas memórias e reflexões de uma mulher casada.

Filmes selecionados para diversas mostras disputam o Troféu Canoeiros.

Crédito: Pauta Divulgação

A lista dos filmes concorrentes encontra-se ao final d

Categoria Estudantil

Nível Universitário

Categoria Municipal

Categoria Estadual

Fonte por: Brasil de Fato

Sair da versão mobile