Na sessão desta sexta-feira, 24, o mercado financeiro aguarda a divulgação de importantes indicadores econômicos e o movimento dos mercados internacionais. No Brasil, o destaque da manhã será a prévia da inflação oficial, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), às 9h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, o Banco Central do Brasil publicará dados referentes ao setor externo de setembro, às 8h30.
Indicadores Econômicos e PMI
Nos Estados Unidos, o Departamento de Trabalho divulgará o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) e o núcleo do CPI de setembro, que exclui itens voláteis, às 9h30. Às 10h45, o S&P Global divulgará o PMI composto preliminar de outubro, e, posteriormente, às 11h, a Universidade de Michigan apresentará a leitura final do Índice de Sentimento do Consumidor de outubro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Resultados Corporativos e Dados do Setor Energético
Às 14h, a Baker Hughes atualizará o número de poços e plataformas de petróleo em operação. A temporada de resultados corporativos continua, com a divulgação do balanço da Procter & Gamble (P&G) nos Estados Unidos, antes da abertura dos mercados.
No Brasil, a expectativa recai sobre os números da Usiminas, também antes do pregão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Encontros Políticos e Expectativas Comerciais
No âmbito político, às 9h, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participará de um encontro promovido pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Às 16h, o secretário do Tesouro, Rogério Ceron, também participará do mesmo evento. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que espera fechar um acordo comercial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as tarifas impostas ao Brasil, embora isso não deva ocorrer no primeiro encontro entre os dois líderes, previsto para domingo, 26.
Desempenho dos Mercados Internacionais
As bolsas da Ásia fecharam em alta nesta sexta-feira, 24, impulsionadas pelo otimismo com as negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China. O Kospi sul-coreano subiu 2,50%, enquanto o Kosdaq avançou 1,27%. No Japão, o Nikkei 225 teve alta de 1,39% e o Topix ganhou 0,48%.
Em Hong Kong, o Hang Seng subiu 0,74% e o chinês CSI 300, que reúne as principais ações de Xangai e Shenzhen, avançou 1,18%.
Futuros nos EUA
Na Europa, os principais índices operam em leve baixa por volta das 7h55 (horário de Brasília). O europeu Stoxx 600 recua 0,18%, o alemão DAX cai 0,13%, o francês CAC 40 perde 0,51% e o britânico FTSE 100 tem leve queda de 0,13%. Nos Estados Unidos, os futuros operam em alta antes da divulgação do CPI de setembro.
O Dow Jones Futures sobe 0,09%, o S&P 500 Futures avança 0,28% e o Nasdaq 100 Futures ganha 0,47%.
