A Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) comemora 34 anos neste sábado (16), das 9h às 12h30, com uma festa gratuita na Avenida José Bonifácio, ao lado do Parque da Redenção, em Porto Alegre. A celebração incluirá shows, atividades culturais e educativas, além de atrações para o público infantil. Caso chova, a festa será transferida para o dia 23 de agosto.
Estamos organizando uma grande celebração, com o tema Semeando Relações. Desejamos que este evento se torne parte da agenda cultural anual de Porto Alegre, repetindo ou até mesmo superando o sucesso da celebração ocorrida no ano anterior, conforme destaca o feirante e integrante da comissão de organização da festa, Henrique Oliveira Strehl.
Neto do grande incentivador da feira, Djalma Alves de Oliveira (in memorian), Strehl cresceu na feira e atualmente é dono da Banca 89 Café Orgânico. Segundo ele, a iniciativa da comemoração busca fortalecer o relacionamento da feira com os frequentadores, indo além da comercialização de produtos orgânicos. “Ir à feira todos os sábados é, para muitos, um passeio, um respiro no cotidiano. Cidade e campo se encontram e somam experiências”, afirma.
Atrações
Frank Jorge, ícone do rock gaúcho, Renato Müller, educador do projeto Fábrica de Gaitas, e o duo instrumental InDUO – Luizinho Santos (sax) e Bethy Krieger (piano), que combina música instrumental e MPB com linguagem jazzística, estão entre os shows confirmados. A nutricionista e bióloga Maria Rita Macedo Cuervo, professora da PUCRS, será a madrinha da festa.
O evento também celebrará a inauguração das novas saias padronizadas nas bancas e a distribuição de bolsas de algodão da FEBF, seguindo a política de redução de plástico iniciada em 2019, que já evitou a entrega de mais de 10 milhões de sacolas plásticas.
LEIA TAMBÉM!
O MST restaura áreas danificadas da Mata Atlântica em Minas Gerais
MST promove abertura de assentamento em Recife para que voluntários conheçam a organização e cultivem alimentos destinados à doação; confira como participar
Jornada da Agroecologia divulga manifesto em defesa da justiça social e climática
As crianças contarão com área reservada, com atividades do projeto Despertar Vivências Ecológicas, pintura facial e balões de sabão gigantes, possibilitando que pais e mães acompanhem a programação enquanto apreciam os shows. O Cortejo das Infâncias abrirá a cerimônia principal, que incluirá o tradicional parabéns e distribuição de bolo.
Também estarão presentes bancas convidadas. Dentre elas, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Campus Restinga) apresentará seus cursos e ações em agroecologia; a Amurt-Amurtel mostrará o Projeto (a)braço, que desde 2021 já doou 32,5 toneladas de produtos orgânicos para pessoas em vulnerabilidade social; e o Cecane Ufrgs promoverá “O Caminho do Alimento”, com um sítio agroecológico em patchwork. Atividades educativas sobre alimentação saudável serão oferecidas pela Liga da Alimentação PUCRS e a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável – Núcleo RS.
O evento contará com a participação de coletivos de defesa ambiental da região, incluindo Preserva Redenção, Ser Ação, Coletivo Mato do Julio, SOS Floresta da Lomba, SOS Floresta do Sabará e SOS Mata da Restinga.
A celebração faz parte do projeto de Fortalecimento Institucional da Feira Ecológica do Bom Fim, aprovado pelo Fundo Casa Socioambiental, com financiamento do Fundo Socioambiental Caixa.
A Federação Brasileira de Bancos S.A. (FEBF) foi criada em 1985, com o objetivo de promover a integração e a cooperação entre os bancos brasileiros. A instituição
A Feira Ecológica do Bom Fim surgiu em agosto de 1991, dois anos após a criação da Feira de Agricultores Ecologistas (FAE), representando a segunda iniciativa desse tipo no país. O espaço expandiu-se com a crescente demanda de produtores e consumidores conscientes e atualmente abrange a maior área de comercialização direta de produtos orgânicos da América Latina, com mais de 50 famílias de diversas regiões do Rio Grande do Sul, distribuídas em 96 boxes/bancas e envolvendo cerca de 300 pessoas.
Em junho de 2019, a FEBF e a FAE receberam o reconhecimento da Lei Estadual nº 15.296 como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul.
Desenvolvimento completo
9h: Abertura com boas-vindas e anúncio das atrações.
19h30: Show com InDUO – Luizinho Santos e Bethy Krieger
10h: Desfile de infância e cerimônia principal, seguido do cumprimento de votos com a entrega de um bolo.
10h50: Apresentação com Renato Müller
11h45: Show acústico com Frank Jorge
Fonte por: Brasil de Fato