Federação do Varejo projeta menor contratação temporária em 15 anos. Entidade estima 265-365 mil vagas para as festas, refletindo custos e incertezas.
A projeção da Federação Nacional do Varejo (NRF) indica que as contratações temporárias para o período de festas de fim de ano atingirão o menor nível em pelo menos 15 anos. A entidade estima entre 265 mil e 365 mil vagas sazonais, um número inferior ao registrado em 2024, quando as empresas contrataram 442 mil trabalhadores temporários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa redução reflete a postura mais cautelosa das empresas diante de custos elevados e incertezas econômicas.
O CEO da NRF, Matthew Shay, afirmou à CNBC que o cenário atual é resultado de custos mais altos e da incerteza econômica. Mark Mathews, economista-chefe da federação, ressaltou que parte das contratações pode ter sido antecipada para eventos promocionais em outubro, mas, de modo geral, os varejistas buscam conter despesas devido às tarifas e à inflação persistente.
A NRF projeta gastos recordes nos períodos de 1º de novembro e 31 de dezembro, estimados entre US$ 1,1 trilhão e US$ 1,2 trilhão. Essa estimativa representa um crescimento de 3,7% a 4,2% em relação ao mesmo período de 2024, apesar de ser ligeiramente inferior ao avanço de 4,3% observado no ano passado.
A entidade avalia que, mesmo em meio à baixa confiança do consumidor e à inflação persistente, as famílias tendem a priorizar os gastos com o fim de ano, compensando reduções em outras áreas do orçamento. Este será o quarto menor volume de contratações desde 2000, ficando atrás apenas dos anos de 2009, 2010 e 2012.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dados da NRF coincidem com outros sinais de desaceleração do mercado de trabalho. A empresa de recolocação Challenger, Gray & Christmas registrou 153 mil anúncios de demissões em outubro, o maior número para o mês desde 2003 e 175% acima do mesmo período de 2024. Além disso, dados da ADP indicaram crescimento líquido de 42 mil vagas no setor privado em outubro, revertendo dois meses consecutivos de perdas.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!