Fed interrompe cortes na taxa de juros nos EUA. Decisão do FOMC surge com divergências e foco em inflação e mercado de trabalho.
O Federal Reserve (Fed), Banco Central dos Estados Unidos, anunciou a interrupção da série de reduções na taxa de juros do país. A decisão foi comunicada nesta quarta-feira, 28, pelo Comitê de Mercado Aberto (FOMC). A previsão já era indicada pela ferramenta Fed Watch, do CME Group, que monitora os contratos de juros futuros no mercado de derivativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da decisão, houve divergências entre as autoridades monetárias, com duas vozes defendendo um novo corte de 0,25 ponto percentual, similar aos anteriores. Em dezembro, o presidente do Fed, Jerome Powell, indicou que as medidas anteriores haviam colocado o banco em uma posição mais favorável para analisar os impactos na economia, especialmente no curto prazo, considerando a relação entre inflação e emprego.
Os dados de inflação, que fecharam em 2,97%, estão dentro das metas estabelecidas pelo Fed. Contudo, a economia americana apresentou um crescimento de 4,4% no terceiro trimestre do ano passado, o que representa um cenário de desaceleração em relação à inflação.
O Fed continua acompanhando os efeitos das tarifas de importação sobre a inflação e as políticas migratórias no mercado de trabalho, que tem impactado a criação de empregos e o custo da mão de obra nos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!