Fed Sinaliza Cautela: Cortes em Juros em Xeque com Incertidões Jurídicas!

Fed sinaliza cautela! Lisa Cook adverte: inflação persiste e futuros cortes na taxa de juros são incertos. Saiba mais!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Federal Reserve Sinaliza Cautela com Cortes na Taxa de Juros

A diretora do Federal Reserve, Lisa Cook, expressou na quarta-feira (4) uma postura cautelosa em relação a futuros cortes na taxa de juros. Ela indicou que aguardará mais evidências de que a pressão sobre os preços está realmente diminuindo, priorizando a estabilidade da inflação em vez de uma desaceleração no mercado de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração de Cook, proferida no Clube Econômico de Miami, ocorreu uma semana após a maioria de seus colegas no banco central dos Estados Unidos terem votado para manter a taxa básica de juros, após uma série de reduções nas reuniões anteriores.

A decisão, de 10 a 2, refletiu uma preocupação generalizada com a persistência da inflação, mesmo com sinais de enfraquecimento no mercado de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No momento, os riscos estão inclinados para uma inflação mais alta”, afirmou Cook. “Implementamos diversas medidas de flexibilização no final do ano passado e, considerando a situação do mercado de trabalho e da inflação, este é o momento adequado para recuar e observar os resultados”.

A política monetária atual do Fed é considerada levemente restritiva. A meta para os custos dos empréstimos de curto prazo se mantém em uma faixa de 3,50% a 3,75%. O presidente do Fed, Jerome Powell, sinalizou que o banco central está bem posicionado para avaliar a necessidade de futuras reduções nas taxas de juros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Os mercados financeiros, por sua vez, continuam a prever mais dois cortes nas taxas de juros, com essa expectativa ancorada no término do mandato de Jerome Powell em maio. A nomeação de Kevin Warsh, ex-diretor do Fed e apoiador de cortes mais rápidos, por parte do ex-presidente Donald Trump, também influencia o cenário, embora a disputa judicial envolvendo Lisa Cook, que busca proteger sua independência do controle presidencial, permaneça um fator de incerteza.

Sair da versão mobile