FDIC aprova seguros de depósitos para Ford e General Motors – Decisão polêmica!

FDIC aprova seguros de depósitos para Ford e General Motors. A decisão histórica permite que montadoras criem bancos industriais e ofereçam serviços financeiros

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

FDIC Aprova Seguros de Depósitos para Ford e General Motors

O Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) anunciou nesta quinta-feira (22) a aprovação dos pedidos de seguro de depósitos da Ford Motor Company e da General Motors Company. Essa decisão representa um passo importante para que as montadoras possam estabelecer bancos industriais e iniciar a oferta de serviços financeiros aos seus clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As aprovações, que possuem caráter condicional, foram concedidas após as empresas cumprirem os requisitos legais estabelecidos. O FDIC ressaltou que os novos bancos serão instalados no estado de Utah.

Disputa entre Montadoras e Setor Bancário

Essa aprovação se insere em uma longa discussão entre algumas empresas e o setor bancário tradicional. Bancos tradicionais têm se oposto às chamadas “autorizações para empréstimos industriais”, argumentando que elas permitem que empresas comerciais atuem no setor bancário sem a devida supervisão regulatória.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Argumentos a Favor das Autorizações

Por outro lado, defensores dessas autorizações argumentam que elas permitem que as empresas ofereçam serviços financeiros limitados aos seus clientes. A Ford, por exemplo, declarou que o novo banco será uma “iniciativa estratégica de longo prazo”, visando expandir as capacidades da empresa e oferecer opções adicionais de poupança aos seus clientes.

Planos das Montadoras

A Ford informou que o novo banco captará depósitos e oferecerá serviços como certificados de depósito e financiamento de veículos. A General Motors ainda não se pronunciou sobre o assunto. Inicialmente, em janeiro, a empresa havia anunciado que se concentraria em financiamento de veículos e na captação de depósitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Oposição de Bancos Comunitários

A Independent Community Bankers of America se opôs veementemente aos pedidos, argumentando em 2022 que a proposta da Ford “contornaria a supervisão regulatória e violaria a política de longa data dos EUA que separa o setor bancário do comércio”.

A principal preocupação é que bancos operando sob licenças industriais não precisam de holdings bancárias, o que os isenta de uma supervisão mais rigorosa por parte do Federal Reserve.

Sair da versão mobile