FANB declara apoio a Maduro após decisão da TSJ. Alto comando militar garante apoio a Maduro e Cilia Flores, presos nos EUA.
As Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) emitiram um comunicado neste domingo, 4, após a Câmara Constitucional da Suprema Corte de Justiça (TSJ) determinar que Delcy Rodríguez, vice-presidente executivo de Nicolás Maduro, assumisse a presidência do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação foi divulgada pela Venezolana de Televisión (VTV), com a leitura da mensagem pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino López.
O alto comando militar declarou total apoio ao decreto de agitação externa, emitido no dia anterior, que concede ao Estado poderes especiais em situações de conflito. O decreto permite, por exemplo, a mobilização da FANB em todo o território, a tomada imediata da infraestrutura dos serviços públicos, incluindo a indústria de hidrocarbonetos e empresas básicas, e a ativação de “todos os planos de segurança cidadãos”.
A divulgação do texto completo do decreto não foi feita.
O ministro Padrino López solicitou que a população retome suas atividades econômicas, laborais e educacionais. Ele enfatizou que o Governo Bolivariano garantirá a governabilidade e que a instituição militar continuará a usar suas capacidades para defesa militar, manutenção da ordem interna e preservação da paz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os militares afirmaram estar “unidos, coesos, diante da agressão imperial”, em resposta aos ataques americanos em Caracas.
O comunicado ressaltou que Nicolás Maduro é o presidente constitucional do país e exigiu sua “libertação rápida” junto com a primeira-dama, Cilia Flores, que também foi capturada pelos Estados Unidos. O presidente Maduro passou sua primeira noite no Centro de Detenção Metropolitano no Brooklyn, Nova York, onde enfrenta acusações.
Nicolás Maduro é formalmente acusado pelo Escritório do Procurador dos EUA para o Distrito Sul de Nova York, que tornou pública uma acusação substituta no tribunal federal, por narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína para os Estados Unidos e crimes relacionados a armas automáticas.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!