Falha no cabo causou acidente em elevador da Glória, em Lisboa

O tradicional bondinho, que conecta a praça do Rossio ao Bairro Alto, sofreu um acidente ao descarrilar e atingir um edifício; a primeira fase da apuraç…

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LISBOA (PORTUGAL), 05/09/2025.-El funicular de Gloria fue retirado completamente en las últimas horas tras descarrilar el miércoles causando al menos 16 muertos y 23 heridos, según pudo constatar EFE. En el lugar solo quedan las vías del llamado Ascensor de Gloria (Elevador da Glória), ya que han sido retirados tanto el vagón que descarriló en una curva y que se encontraba en la parte de arriba del funicular, como la cabina que estaba en la parte de abajo. EFE/ Susana Samhan

O acidente no Elevador da Glória em Lisboa, que resultou em 16 mortes na quarta-feira (3), ocorreu após “a desconexão do cabo entre as duas cabines”, conforme consta na nota publicada neste sábado (6) pela agência pública portuguesa responsável pela investigação. O incidente ocorreu na tarde de quarta-feira na capital portuguesa, próximo à avenida da Liberdade. O famoso bondinho, que liga a praça do Rossio ao Bairro Alto, descarrilou e colidiu contra um imóvel.

“A inspeção visual programada, realizada na manhã do dia do acidente, não detectou nenhuma anomalia no cabo”, detalharam os investigadores do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).

Esta primeira nota da investigação reflete as constatações confirmadas e não as conclusões precisas sobre as causas do acidente. Segundo os primeiros elementos da investigação revelados neste sábado, a colisão do bondinho “ocorreu a uma velocidade de 60 km/h” e “todos os acontecimentos se desenvolveram em menos de 50 segundos”. O Elevador da Glória, que data de 1914 em sua configuração atual, é composto por dois vagões amarelos que sobem e descem alternativamente por um sistema de contrapeso, um desnivel de 45 metros em 276 metros de comprimento, “com uma inclinação média de 18%”, indicam os investigadores do GPIAAF.

As cabines estão interligadas por um cabo que transmite seu peso através de uma grande roda reversível localizada no topo da Calçada da Glória, em um compartimento técnico subterrâneo. Às 18h00 [14h00 em Brasília] de 3 de setembro, o Elevador da Glória apresentava suas cabines estacionadas em suas respectivas estações.

Minutos depois, as cabines iniciaram seu percurso, mas instantes após a saída, e após percorrer seis metros, perderam subitamente a força de equilíbrio garantida pelo cabo de conexão que as unia. Cinco portugueses e onze estrangeiros morreram neste acidente, que também deixou 20 feridos, segundo o último balanço.

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Com informações da AFP Publicado por Fernando Dias

Fonte por: Jovem Pan

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