Projeto apoia 4 curtas documentais com inscrições até 9 de novembro. Filmes terão estreia em sala de cinema.
O projeto “Fala Tu Lab” lançará um programa de apoio a quatro projetos de curtas documentais. Cada projeto receberá financiamento de R$18 mil para produção, juntamente com um programa de formação e mentoria, ambos com duração de seis meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As inscrições para o programa, organizado pela Matizar Filmes em parceria com a Baluarte, são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 9 de novembro, através do site do projeto.
O projeto visa criar um ambiente de experimentação e aprendizado, incentivando a troca e a escuta de ideias cinematográficas diversas e inovadoras. O programa é direcionado a estudantes de universidades públicas e bolsistas de universidades privadas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
O foco é em narrativas originais e não convencionais, como filmes experimentais, interativos, performativos e poéticos. O objetivo é explorar a capacidade do cinema de transformar a realidade e as limitações sociais, raciais, em obras poéticas e mágicas.
Inicialmente, 12 projetos serão pré-selecionados e apresentados a uma banca de avaliação. Os quatro projetos finalistas serão anunciados em 1 de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O programa contará com a coordenação pedagógica da pesquisadora Lia Bahia, além da mentoria dos cineastas Allan Ribeiro e Milena Manfredini. A equipe também incluirá encontros formativos com nomes como Mariana Baltar, Negro Léo, Bernardo Oliveira, Juliano Gomes, Bruno Ribeiro, Rayanne Layssa, Heraldo HB e Marcelo Gomes, do diretor Marcelo Gomes, da Paradiso Multiplica.
A iniciativa busca fortalecer o audiovisual brasileiro, ampliando vozes e perspectivas. A Baluarte ressalta o compromisso em abrir caminhos para que mais jovens possam contar suas histórias, escolhendo como contá-las.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.