Faculdade Anhanguera e Microsoft unem forças para capacitar estudantes em tecnologia

Faculdade Anhanguera e Microsoft unem forças para impulsionar capacitação em tecnologia e inovação.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Faculdade Anhanguera e Microsoft Promovem Cursos Gratuitos em Tecnologia

O uso da tecnologia em sala de aula deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade. A Faculdade Anhanguera estabeleceu uma parceria estratégica com a Microsoft para oferecer mais de sete cursos online e gratuitos em sua plataforma, com foco em tecnologia, inovação e ferramentas aplicadas ao ensino e à aprendizagem.

Disciplinas Abrangentes

As disciplinas abrangem temas cruciais como sala de aula inclusiva, introdução à inteligência artificial generativa, criação de avaliações com o Microsoft Forms, o uso educacional do Minecraft, prompts para IA (Inteligência Artificial), aprendizagem socioemocional e o Microsoft Copilot. Esses cursos visam equipar os alunos com habilidades relevantes para o mercado de trabalho atual.

Utilização do Minecraft na Educação

O Minecraft Education é utilizado como um ambiente de aprendizagem prático. Os docentes propõem desafios guiados, e os alunos resolvem tarefas através do Code Builder (programação dentro do jogo), construindo simulações e trabalhando em equipe para planejar e executar soluções. O objetivo principal é desenvolver capacidades como pensamento computacional, lógica, colaboração e comunicação, em atividades de curta e média duração.

Exemplos de atividades incluem:

Benefícios do Letramento Digital

De acordo com um levantamento da consultoria Bain & Company, 39% das empresas brasileiras não conseguem avançar na aplicação de tecnologias devido à falta de talentos capacitados. Diante desse cenário, a instituição enxerga nesta iniciativa uma oportunidade de fortalecer o currículo de seus cursos por meio de parcerias com empresas de tecnologia e inovação.

LEIA TAMBÉM!

Silvia Bizatto, vice-presidente de Educação Continuada e Experiência de Aprendizagem da Cogna Educação, detentora da Anhanguera, destaca os benefícios da tecnologia para a trajetória profissional dos participantes. “A expectativa é que esse projeto contribua para aumentar a empregabilidade e o potencial salarial dos participantes, além de gerar um diferencial competitivo em áreas estratégicas como inteligência artificial, inovação educacional e uso de tecnologias digitais no ambiente profissional”, finaliza Silvia.

A diretora de Indústria da Educação da Microsoft no Brasil, Vera Cabral, reforça a importância do letramento digital. “Acreditamos que o acesso ao letramento digital é fundamental para preparar profissionais para os desafios do presente e do futuro. Essa iniciativa reforça nosso compromisso em democratizar o conhecimento em inteligência artificial, inovação e habilidades digitais. Ao oferecer cursos gratuitos para os estudantes e conteúdos práticos, buscamos ampliar oportunidades de empregabilidade dos alunos e desenvolver conhecimentos que podem ser aplicados também à rotina de estudos.”

Sair da versão mobile