Joia produzida para o czar Nicolau II, obra do joalheiro Peter Carl Faberg, em 1913.
Um Ovo de Inverno, uma peça rara da Rússia da era do Czar Nicolau II (1868-1918), será leiloado com um valor inicial de £ 20 milhões (aproximadamente R$ 145 milhões). A joia foi um presente da imperatriz Maria Feodorovna, viúva de Alexandre III, na Páscoa de 1913.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fabricação desses ovos de Páscoa, produzidos pelo renomado joalheiro Peter Carl Fabergé (1846-1920), que hoje dá nome a uma famosa marca de joias, geralmente levava cerca de um ano. O processo começava logo após a Páscoa e a peça ficava pronta para a Semana Santa do ano seguinte.
O Ovo de Inverno apresenta uma base de cristal moldada como um bloco de gelo derretendo, adornada com filetes de diamantes-rosa em platina. A forma oval, também de cristal, é esculpida internamente para imitar cristais de gelo. Ao ser aberto verticalmente, revela um cesto de treliça de platina cravejado de diamantes-rosa, contendo flores de anêmonas de madeira suspensas por um gancho de platina.
A joia simboliza a transição do inverno para a primavera, a emergência da vida nova e a Ressurreição, com as flores da primavera aparecendo através de uma névoa gelada dentro do ovo.
Em 1913, o tricentenário da fundação da Dinastia Romanov foi comemorado com a produção de outro ovo semelhante, o Ovo Tricentenário Romanov, presenteado à Czarina Alexandra Feodorovna e atualmente exposto nos Museus Estatais do Kremlin de Moscou, na Rússia. A venda do Ovo de Inverno que será leiloado, já que recorde de preço de uma obra Fabergé, foi vendida duas vezes em leilões e será a terceira vez em um evento com cerca de 50 obras do joalheiro e sua equipe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!