FAB analisa recuperação do KC-390 Millennium após incidente em Ushuaia. Estudo técnico-financeiro avalia se é viável recuperar a aeronave FAB 2859
A Força Aérea Brasileira (FAB) está conduzindo um estudo técnico-financeiro para determinar se a recuperação da aeronave KC-390 Millennium, que sofreu um pouso forçado em Ushuaia, Argentina, em 12 de setembro de 2025, é economicamente viável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A FAB divulgou uma nota sobre o ocorrido, indicando que a situação está em análise.
O estudo visa avaliar o custo-benefício da recuperação da aeronave, que é uma das mais recentes da frota. A avaliação é considerada essencial para definir o destino operacional do equipamento. A aeronave afetada, de matrícula FAB 2859, está entre os oito aviões desse modelo da FAB que estão operacionais.
Uma equipe técnica da Embraer Defesa & Segurança já realizou uma inspeção e identificou “rachaduras críticas” na junção da fuselagem com a asa, mas avaliou a estrutura como recuperável. A aeronave retornava de uma missão de lançamento aéreo de cargas sobre a Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz, na ilha Rei George.
No retorno a Ushuaia, o avião pousou com forte vento de cauda, o que provocou um toque brusco na pista e fez a aeronave quicar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ninguém ficou ferido. O KC-390 Millennium havia realizado outros voos antes de retornar à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. A aeronave, com custo unitário estimado em US$ 85 milhões (R$ 457 milhões), incluindo suporte, customizações e pacotes logísticos, está sendo avaliada para determinar os próximos passos quanto ao seu futuro.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!