FAA emite alerta por aumento da atividade militar na Venezuela e região. Organismo recomenda cautela e medidas preventivas devido à situação de segurança
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) emitiu um alerta nesta sexta-feira, 21, direcionado a aeronaves civis que operam no espaço aéreo. A recomendação destaca os riscos associados ao aumento da atividade militar na região, acompanhado da presença reforçada de forças militares americanas em áreas próximas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A FAA orientou que os voos adotem medidas preventivas e “exerçam extrema cautela”, conforme comunicado oficial.
O órgão regulador informou que os riscos decorrem da “deterioração da situação de segurança e ao aumento da atividade militar dentro e ao redor da Venezuela“. A FAA alertou que essas ameaças podem representar um risco potencial para aeronaves em todas as altitudes, incluindo durante sobrevoos, pousos e decolagens, e/ou para aeroportos e aeronaves em solo.
O governo Trump mobilizou um grupo de ataque composto por um porta-aviões, navios de guerra e aeronaves com tecnologia furtiva para a região. Segundo o governo norte-americano, a operação tem como finalidade conter o narcotráfico internacional. No entanto, autoridades em Caracas interpretam o movimento como parte de uma possível tentativa de derrubar o presidente Nicolás Maduro e promover uma mudança de regime.
Desde o início de setembro, as forças armadas dos Estados Unidos realizaram ataques contra mais de 20 embarcações suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas no Mar do Caribe e no Pacífico Oriental. As ações resultaram na morte de mais de 80 pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até o momento, o governo do presidente Donald Trump não apresentou evidências de que essas embarcações estivessem efetivamente ligadas ao narcotráfico ou representassem ameaça direta à segurança do país.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!