F-39 Gripen realiza primeiro voo em solo brasileiro! Aeronave FAB 4111 decolou de Navegantes (SC) rumo a Anápolis (GO). Marco histórico da FAB e Suécia.
Um caça F-39 Gripen, com matrícula FAB 4111, realizou seu primeiro voo em solo brasileiro nesta quarta-feira, 19, partindo do terminal de Navegantes (SC). O jato, que estava em rota de Suécia, destino à Base Aérea de Anápolis (GO), pousou cerca de uma hora após a decolagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esta operação marca a segunda vez que o aeroporto de Navegantes atua como ponto de apoio para a chegada e preparação de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) em 2025. O gerente do aeroporto, Wilson Rocha, destacou a colaboração entre as equipes no apoio à missão de transbordo da aeronave Gripen.
O F-39 Gripen possui envergadura de 8,6 metros, altura de 4,5 metros e comprimento de 14 metros. A aeronave atinge uma velocidade máxima de 2.400 km/h e pode operar em altitudes superiores a 16 mil metros. A tecnologia embarcada, aliada a um custo de operação relativamente baixo, são pontos-chave do programa.
O programa é fruto de uma parceria entre Brasil e Suécia para o fornecimento e desenvolvimento de caças no país. O contrato, iniciado em 2013, inclui, além dos aviões, sistemas de suporte, assistência logística e equipamentos correlatos. A Força Aérea Brasileira (FAB) considerou o evento um marco histórico, ressaltando a raridade de países possuírem essa capacidade tecnológica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!