Exposição “Ancestral: Afro-Américas” em Salvador reúne obras de Abdias Nascimento e Simone Leigh

“Ancestral: Afro-Américas” chega ao Muncab em Salvador com obras de Abdias Nascimento e Simone Leigh. Exposição celebra ancestralidade da arte nas Américas até 1/2/2026

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Exposição “Ancestral: Afro-Américas” no Muncab em Salvador

O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) apresenta a exposição “Ancestral: Afro-Américas” no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) em Salvador. A mostra, que celebra a ancestralidade da arte nas Américas, ficará em cartaz até o dia 1 de fevereiro de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A exposição reúne mais de 130 obras de artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos.

A curadoria da exposição foi conduzida por Ana Beatriz Almeida, artista, curadora, historiadora e criadora da 01.01 Art Platform, uma iniciativa focada em perspectivas decoloniais. Almeida ressaltou a importância do trabalho dos artistas afrodiaspóricos, que “redefiniram a ética e a estética no processo de criação da humanidade em meio à brutalidade racional que forjou a modernidade”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A exposição está dividida em três ambientes distintos: Corpo, Sonho e Espaço. O ambiente Corpo explora a representação de corpos negros na arte; o ambiente Sonho, provoca reflexões sobre identidade e herança; e o ambiente Espaço, aborda a criação de lugares na sociedade atual.

Diversos artistas renomados participam da exposição, incluindo Abdias Nascimento, Simone Leigh, Emanuel Araújo, Sonia Gomes, Leonard Drew, Mestre Didi, Melvin Edwards, Lorna Simpson, Kara Walker, Bispo do Rosário, Carrie Mae Weems, Mônica Ventura e Julie Mehretu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Serviço:

Exposição: “Ancestral: Afro-Américas”

Local: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab)

Endereço: Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico, Salvador – BA

Classificação: Livre

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h (acesso até às 16h30)

Entrada: R$20 inteira e R$10 meia.

Sair da versão mobile