Exército Israelense identifica corpo entregue pelo Hamas como não sendo refém
Grupo terrorista chega a acordo e entrega prisioneiros após exames no Instituto Médico-Legal; Faixa de Gaza é foco da operação.

O Exército de Israel declarou nesta quarta-feira (15) que o quarto cadáver, entregue na noite de terça-feira (14) pelo grupo terrorista Hamas, não corresponde a nenhum dos reféns de Gaza. Após análises realizadas pelo Instituto Médico-Legal, a conclusão é de que “o quarto corpo entregue pelo Hamas a Israel não corresponde a nenhum dos reféns”, conforme divulgado em um comunicado militar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Advertência do Exército Israelense
O Exército israelense alertou: “O Hamas precisa fazer todos os esforços necessários para devolver os reféns falecidos”. O acordo de troca, concluído entre Israel e Hamas como parte da trégua mediada pelos Estados Unidos, estabelecia o compromisso do grupo terrorista de devolver todos os reféns que ainda se encontravam na Faixa de Gaza.
Libertação dos Últimos Reféns Vivos
Na segunda-feira (13), os últimos 20 reféns vivos, sequestrados em 7 de outubro de 2023, foram libertados. Nas últimas 48 horas, o grupo também devolveu oito dos 28 cadáveres previstos para a devolução.
Exigência de Netanyahu
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, exigiu que o Hamas cumprisse os requisitos estabelecidos no acordo de cessar-fogo, proposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a devolução dos corpos dos reféns. “Não faremos concessões nisso e não interrompemos nossos esforços até devolvermos o último refém falecido”, declarou.
Plano de Cessar-Fogo e Implantação
O plano de cessar-fogo proposto pelos EUA previa a entrega de todos os reféns, vivos e mortos, até o prazo final, que expirou na segunda-feira. Segundo o acordo, se isso não acontecesse, o Hamas deveria compartilhar informações sobre os reféns mortos e tentar entregá-los o mais rápido possível. O foco principal era a garantia de uma implantação segura.
Leia também:

Reino Unido impõe sanções de 90 itens contra Rússia

OceanGate: Falhas de engenharia causaram implosão do Titan, aponta relatório

Trump vincula ajuda americana à Argentina ao resultado das eleições
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Histórico de Erros de Entrega
Esta não é a primeira vez que o Hamas devolve um corpo errado a Israel. No início deste ano, durante um cessar-fogo anterior, o grupo afirmou ter entregue os corpos de Shiri Bibas e seus dois filhos. Posteriormente, os testes revelaram que um dos corpos devolvidos era na verdade identificado como sendo de uma mulher palestina. O corpo de Bibas foi devolvido um dia depois e identificado positivamente.
Acusações de Violações do Cessar-Fogo
Hazem Kassem, porta-voz do Hamas, afirmou no aplicativo de mensagens Telegram nesta quarta-feira que o grupo está trabalhando para devolver os corpos dos reféns, conforme acordado no acordo de cessar-fogo. Ele acusou Israel de violar o acordo com os tiroteios de terça-feira no leste da Cidade de Gaza e na cidade de Rafah, no sul do território.
Operações Militares e Alertas
Por sua vez, o ministro da defesa de Israel, Israel Katz, disse que os militares estão operando de acordo com as linhas de implantação estabelecidas no acordo e alertou que qualquer um que se aproximar da linha de implantação será alvo, como aconteceu na terça-feira com vários militantes.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nícolas Robert