Exercícios aeróbicos reduzem ansiedade na pós-menopausa, diz estudo da UFRGS

Exercícios aeróbicos reduzem ansiedade na pós-menopausa, aponta estudo da UFRGS. Pesquisa com 4.100 mulheres mostra benefícios cardiovasculares e mentais.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Atividades físicas aeróbicas podem ser aliadas importantes para a saúde física e mental de mulheres na pós-menopausa. Um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) revelou que práticas como dança, caminhada e ciclismo, além de promoverem benefícios cardiovasculares, também ajudam a reduzir a ansiedade nessa fase da vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa, publicada recentemente, analisou dados de 61 trabalhos científicos que envolveram 4.100 mulheres. Deste grupo, 2.356 praticavam exercícios regularmente, enquanto 1.744 formavam o grupo de controle.

Impactos Fisiológicos Positivos

Os resultados do estudo demonstraram que a prática de exercícios aeróbicos contribui para a diminuição da pressão arterial, do LDL (“ruim”) e dos triglicerídeos. Esses últimos se acumulam nas artérias, formando placas que obstruem o fluxo sanguíneo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, os exercícios elevaram os níveis de colesterol HDL, considerado benéfico por remover o excesso de gordura das artérias.

Benefícios para a Saúde Mental

A saúde mental também foi impactada positivamente. As mulheres que se exercitavam conseguiram controlar melhor a ansiedade, um problema comum na pós-menopausa. Esse efeito é resultado de uma série de ações, como a liberação de neurotransmissores como a endorfina e a serotonina, que promovem bem-estar, auxiliam na perda de peso e melhoram a qualidade do sono, elevando a qualidade de vida e otimizando os parâmetros cardiovasculares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Aspectos Psicossociais

Além dos aspectos fisiológicos, a prática regular de atividade física gera impactos psicossociais relevantes, como a melhora da autoestima, a promoção da socialização (especialmente em modalidades coletivas) e a proteção contra a ansiedade. Isso é particularmente importante, considerando que a pós-menopausa é marcada por um risco cardiovascular aumentado e maior vulnerabilidade a alterações de humor.

Recomendações para a Prática

Para incorporar os exercícios à rotina, não é necessário recorrer a treinos longos ou intensos. O principal é a constância e começar com metas alcançáveis. A combinação de exercícios de resistência e aeróbicos é recomendada para otimizar os resultados.

Sair da versão mobile