Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Carreira
  3. Executivo detalha personalidades financeiras no ambiente corporativo

Executivo detalha personalidades financeiras no ambiente corporativo

Steph Wagner, diretora do programa Women & Wealth da Northern Trust, identificou seis tipos de personalidades financeiras no ambiente corporativo: Doador, Pioneiro, Cético, Apostador, Econômico e Evitador. Cada perfil apresenta riscos e oportunidades, impactando decisões financeiras de curto e longo prazo

Por: redacao

14/01/2026 10:40

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Compreendendo o Comportamento Financeiro no Ambiente Corporativo

Em ambientes corporativos, onde decisões financeiras moldam o futuro de negócios, entender o comportamento humano diante do dinheiro pode fazer toda a diferença. Steph Wagner, diretora nacional do programa Women & Wealth da Northern Trust, organizou ao longo de mais de uma década de experiência seis tipos de personalidades financeiras que ajudam a compreender como crenças e atitudes impactam escolhas de curto e longo prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1. O Doador: Generosidade que pode comprometer o caixa. Profissionais com perfil doador tendem a colocar os outros à frente de si mesmos. No ambiente corporativo, essa generosidade pode se traduzir em alocação excessiva de recursos em áreas não prioritárias, patrocínios sem retorno mensurável ou concessões financeiras motivadas mais por empatia do que por estratégia.

O risco é negligenciar o planejamento financeiro da própria área ou da empresa. “Com planejamento cuidadoso e maior consciência de quando dizer não, é possível apoiar os outros sem comprometer a situação financeira”, diz Wagner.

2. O Pioneiro: Ousadia que precisa de gestão. Com foco em liderança e inovação, o pioneiro costuma tomar decisões audaciosas. São os profissionais que não hesitam em apostar em novos mercados ou investir em projetos disruptivos. A confiança e a busca por independência são marcas fortes desse perfil.

Mas, dentro de empresas, esse comportamento pode gerar vulnerabilidades se não houver gestão equilibrada. “Criar riqueza exige um conjunto de habilidades. Mas administrá-la exige outro. Saber delegar é essencial para reduzir o estresse e maximizar o retorno financeiro”, aconselha Wagner.

Leia também:

Insper divulga resultados do vestibular 2026 e calendário de matrículas para o primeiro semestre

Insper divulga resultados do vestibular 2026 e calendário de matrículas para o primeiro semestre

Brian Page ensina lições financeiras com seu pai e especialista em finanças pessoais

Brian Page ensina lições financeiras com seu pai e especialista em finanças pessoais

Nabeel Khan: Jornada de Sucesso na Amazon e Transição ao Empreendedorismo

Nabeel Khan: Jornada de Sucesso na Amazon e Transição ao Empreendedorismo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3. O Cético: Cautela que pode travar o crescimento. A desconfiança é uma das características mais complexas de lidar nas finanças corporativas. O cético vê o dinheiro como um símbolo de ganância e pode sabotar decisões estratégicas por medo de se associar a interesses que julga incorretos.

Esse perfil pode atrasar processos, frear investimentos e se opor a estratégias de crescimento por pura resistência ideológica. Wagner recomenda: “Cercar-se de pessoas financeiramente bem-sucedidas e generosas pode ajudar a reformular sua visão sobre o dinheiro.”

4. O Apostador: Prazer imediato que ignora o longo prazo. Também chamado de high roller, esse perfil vive para o agora. São profissionais que priorizam experiências, gostam de arriscar e muitas vezes tomam decisões baseadas na emoção — seja para aprovar um orçamento inflado ou insistir em uma ideia sem validação financeira.

No contexto corporativo, podem se tornar fontes de gastos desnecessários. “Explorar como você lida com emoções pode reduzir decisões impulsivas. Ferramentas de rastreamento de gastos e limites claros ajudam na autorregulação”, afirma Wagner.

5. O Econômico: Segurança que pode travar a inovação. O penny pincher é o profissional que evita qualquer risco. Ele acumula reservas e evita gastos até mesmo quando são estratégicos. Essa aversão ao risco pode ser boa para controlar custos, mas prejudicial ao crescimento de uma empresa. “Aprender o básico sobre investimentos pode empoderar esse perfil a correr riscos calculados.

Estabelecer metas específicas de gastos pode ajudar a mudar o foco do medo de perder para o que o dinheiro pode proporcionar”, recomenda a especialista.

6. O Evitador: A omissão como risco financeiro silencioso. O evitador é aquele que ignora completamente os números. No ambiente corporativo, isso se traduz em profissionais que evitam reuniões financeiras, não analisam relatórios ou transferem a responsabilidade por decisões críticas. “Mesmo pequenas ações — como revisar relatórios por 10 minutos na semana — podem gerar mudanças.

Educação financeira contínua é fundamental para reduzir a ansiedade e ampliar a autonomia”, destaca Wagner.

Não é raro ouvir histórias de empresas que faliram por erros de gestão financeira. Foi de olho nisso que EXAME e Saint Paul decidiram liberar (com exclusividade e por tempo limitado) mais uma edição do O treinamento é voltado para quem deseja aprimorar a gestão financeira e se destacar num mercado cada vez mais competitivo.

Os participantes terão acesso a um conteúdo robusto, que inclui temas como análise financeira, planejamento estratégico e gestão de riscos. Veja, abaixo, motivos para não ficar de fora dessa oportunidade imperdível. Conteúdo relevante desenvolvido por especialistas da área; Carga horária de três horas; Programa atualizado e alinhado às demandas do mercado; Certificado após a conclusão do treinamento; Aulas virtuais, que incluem uma sessão de tira-dúvidas online; Possibilidade de interação com outros profissionais da área; Estudos de casos do mercado.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Análise FinanceiraPersonalidades FinanceirasPlanejamento Estratégico
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Pop

Henri Castelli Sofre Crises Convulsivas no BBB 26 e Preocupação

14/01/2026 15:44 | 1 min de leitura

● Agenda esportiva intensa: Copa São Paulo, Copa Africana e campeonatos estaduais em destaque!

14/01/2026 16:14 | 2 min de leitura

● Lula recebe Von der Leyen e Costa para assinatura do acordo comercial no Paraguai

14/01/2026 15:50 | 2 min de leitura

● Futebol em Dia: Copa São Paulo, Carioca e Jogos Internacionais!

14/01/2026 16:15 | 3 min de leitura

● Gabriel Menino chega ao Santos: reforço para o Peixe na temporada 2026!

14/01/2026 15:54 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!