Polícia Federal prende ex-presidentes e diretores do INSS em operação contra esquema de descontos irregulares. Ministro André Mendonça autoriza investigação.
A Polícia Federal deflagrou, na quinta-feira (13.nov.2025), a quarta fase de uma investigação que apura um esquema de descontos irregulares em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A operação, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, relator do caso, resultou na prisão de nove pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os detidos está Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS, afastado do cargo desde abril. O cargo foi ocupado por Glauco Wamburg, que foi demitido por suspeitas de irregularidades. A investigação também envolve outros ex-diretores, procuradores e empresários ligados à Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares).
Os investigados podem responder por inserção de dados falsos em sistemas públicos, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de ocultação e dilapidação patrimonial.
A defesa de Alessandro Stefanutto afirmou que a prisão é “completamente ilegal”, alegando que ele não causou embaraço à investigação e colaborou desde o início. O advogado Euclydes Pettersen expressou confiança na inocência do ex-presidente.
O procurador-geral do INSS, Carlos Roberto Ferreira Lopes, não foi localizado e continua sendo procurado pela Polícia Federal. Ele foi acusado de falso testemunho na CPMI do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os agentes cumprem 63 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva em diversos estados do Brasil. A investigação busca esclarecer os desvios de recursos e a organização do esquema de descontos irregulares nos benefícios do INSS. A Polícia Federal continua aprofundando as investigações, com o objetivo de identificar todos os envolvidos e recuperar os valores desviados.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!