Ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, é preso em operação bilionária. Investigação apura esquema de descontos em aposentadorias.
Alessandro Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi preso na quinta-feira (13) durante uma nova etapa da operação que investiga um esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões do órgão. Ele estava no cargo de julho de 2023 até abril deste ano, quando foi afastado após o início das investigações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Stefanutto, natural de São Paulo (SP) e formado em Direito pela Universidade Mackenzie, possui 54 anos. Ele assumiu a presidência do INSS aos 52 anos, representando 24 anos de carreira dentro da instituição. Anteriormente, exerceu outras funções dentro do órgão.
Entre suas responsabilidades, Stefanutto atuou como diretor de Orçamento, Finanças e Logística em 2023, além de ter sido Procurador-Geral do INSS entre 2011 e 2017. Ele sucedeu Glauco Wamburg na liderança da autarquia.
Antes de sua gestão no INSS, Stefanutto trabalhou no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), como técnico da Receita Federal e como procurador da Advocacia-Geral da União, cargo que ainda ocupa.
Ele participou da equipe de transição entre o governo do ex-presidente (PL) e o do presidente Luiz Inácio da Silva (PT), na área de Previdência. Stefanutto possui pós-graduação em Gestão e Projetos, além de especializações em Mediação e Arbitragem pela FGV e pela Universidade de Acalá, na Espanha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seus estudos incluem mestrados internacionais em Direito pela Universidade de Lisboa e pela Universitá degli Studi di Milano.
Desafios no INSS: Ao assumir a presidência, Stefanutto enfrentou problemas como uma fila de mais de 1,7 milhão de requerimentos de benefícios, um quadro de servidores desatualizado e a necessidade de modernização do aplicativo Meu INSS. Segundo o Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps), o número de requerimentos em 2024 ultrapassou dois milhões.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!