Ex-Ministro Jungmann: Velório e Declarações sobre Mineração no Brasil em 2025

Ex-ministro Jungmann será velado em Brasília; declarações sobre demanda global por minerais. Cerimônia restrita a familiares e amigos.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Velório do Ex-Ministro Jungmann

O corpo do ex-ministro será velado nesta segunda-feira, 19 de janeiro de 2025, das 15h30 às 17h, na capela 1 do cemitério Campo da Esperança, em Brasília. A cerimônia terá acesso restrito a familiares e amigos próximos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Informações Adicionais

Jungmann faleceu no domingo, 18 de janeiro de 2025, aos 73 anos, em Brasília, devido a um câncer no pâncreas. Ele estava internado no Hospital DF Star há vários anos, enfrentando a doença.

Origens e Trajetória Política

Nascido em Recife (PE) em 3 de abril de 1952, deixou esposa e dois filhos. O diagnóstico da doença ocorreu no segundo semestre de 2024. Nas últimas semanas, Jungmann recebeu tratamento paliativo em sua residência, retornando ao hospital em fins de semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Participação em Partidos Políticos

Ao longo de sua carreira, Jungmann esteve presente em diversos partidos políticos. Foi filiado ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro), ao PCB (Partido Comunista Brasileiro), e ao PPS (Partido Popular Socialista), que posteriormente se tornou o Cidadania em 2019.

Sua atuação se estendeu até 2018.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Cargos e Responsabilidades

Jungmann iniciou sua trajetória como secretário de Planejamento, de 1990 a 1991, no governo de Miguel Arraes (PSB). Posteriormente, foi convidado por FHC para assumir a presidência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Desenvolvimento Agrário e Segurança Pública

Ele também ocupou o cargo de Ministro de Política Fundiária, criado pelo governo tucano em resposta ao Massacre de Eldorado do Carajás, sendo posteriormente transformado em Desenvolvimento Agrário, onde permaneceu de 1999 a 2002. Além disso, foi ministro da Defesa de 2016 a 2018, e da Segurança Pública, desmembrado do Ministério da Justiça.

Contribuições e Visão Futura

Em declaração ao Poder360 em junho de 2025, Jungmann destacou que a demanda global por minerais triplicará com o aumento do uso de baterias e equipamentos associados à energia renovável, defendendo a intensificação da mineração no Brasil.

Sair da versão mobile