Ex-líder do PTB busca redução de pena no STF. Procuradoria avalia histórico de saúde de Jefferson, condenado por crimes.
A Procuradoria Geral da República (PGR) apresentou, na segunda-feira (19 de janeiro de 2026), ao ministro do Supremo Tribunal Federal, uma manifestação favorável à redução da pena do ex-presidente do PTB. O político, com 72 anos, foi condenado em dezembro de 2024 pelos crimes de calúnia, homofobia, incitação ao crime e tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento, solicitado pela defesa do ex-deputado, busca informações da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro e da 4ª Vara Federal Criminal sobre o comportamento do réu durante o cumprimento da pena. A PGR solicita detalhes sobre o caso.
Inicialmente, Jefferson cumpriu prisão domiciliar em sua residência, localizada em Comendador Levy Gasparian. Em 2022, véspera do segundo turno das eleições presidenciais, a Polícia Federal (PF), sob o comando do ministro Moraes, executou um mandado de prisão devido ao descumprimento de medidas cautelares.
O mandado foi expedido após o ex-congressista publicar um vídeo na internet com ofensas à ministra do STF, Cármen Lúcia. Jefferson resistiu à prisão e foi preso em flagrante por tentativa de homicídio.
Em maio de 2025, o ministro Moraes concedeu liberdade provisória a Jefferson, com base em relatórios médicos. Os documentos descreviam um quadro clínico que incluía crises convulsivas, desnutrição calórico-proteica, possível foco de infecção na cavidade oral e síndrome depressiva grave.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os laudos também indicavam histórico de diversos tipos de câncer – no pâncreas, na tireoide e no cólon –, além de diagnóstico de diabetes. Jefferson possui trajetória na cena política desde os anos 1980, tendo denunciado o esquema do mensalão no primeiro mandato de (PT) na Presidência.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!