Ex-Coordenador do INSS, Jucimar Fonseca da Silva, Deporá na CPMI
O ex-coordenador do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Jucimar Fonseca da Silva, foi conduzido pela Polícia Legislativa para prestar depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga o esquema de fraudes envolvendo o instituto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A depozição está marcada para a tarde desta segunda-feira (1º), por volta das 16h.
Jucimar era responsável pela coordenação do departamento de Pagamentos e Benefícios do INSS. A Polícia Legislativa realizou uma operação “emergencial” durante a madrugada, buscando localizá-lo e levá-lo a Brasília por meio de “condução coercitiva”, procedimento que permite a autorização da polícia para levar uma pessoa à força para fins de depoimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o presidente da CPI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), o objetivo do depoimento de Jucimar é entender como os responsáveis pelo esquema de desvio de valores dos benefícios pagos a aposentados e pensionistas do INSS conseguiram “movimentar dinheiro com tanta facilidade”.
A comissão também pretende investigar se há outros servidores envolvidos na estrutura interna do instituto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Jucimar já possuía dois atestados médicos que impediam sua participação no depoimento. A defesa do servidor também havia apresentado um pedido de habeas corpus para tentar evitar a comparecimento à CPI. O ex-coordenador foi afastado do cargo em abril deste ano, em decorrência de uma operação da Polícia Federal.
A CPMI do INSS deve votar a convocação de Jorge Messias na quinta-feira (27).
