Ex-Coordenador do INSS, Jucimar Fonseca da Silva, depõe na CPMI sobre esquema de fraudes no INSS. Investigação busca entender movimentação de valores.
O ex-coordenador do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Jucimar Fonseca da Silva, foi conduzido pela Polícia Legislativa para prestar depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga o esquema de fraudes envolvendo o instituto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A depozição está marcada para a tarde desta segunda-feira (1º), por volta das 16h.
Jucimar era responsável pela coordenação do departamento de Pagamentos e Benefícios do INSS. A Polícia Legislativa realizou uma operação “emergencial” durante a madrugada, buscando localizá-lo e levá-lo a Brasília por meio de “condução coercitiva”, procedimento que permite a autorização da polícia para levar uma pessoa à força para fins de depoimento.
Segundo o presidente da CPI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), o objetivo do depoimento de Jucimar é entender como os responsáveis pelo esquema de desvio de valores dos benefícios pagos a aposentados e pensionistas do INSS conseguiram “movimentar dinheiro com tanta facilidade”.
A comissão também pretende investigar se há outros servidores envolvidos na estrutura interna do instituto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jucimar já possuía dois atestados médicos que impediam sua participação no depoimento. A defesa do servidor também havia apresentado um pedido de habeas corpus para tentar evitar a comparecimento à CPI. O ex-coordenador foi afastado do cargo em abril deste ano, em decorrência de uma operação da Polícia Federal.
A CPMI do INSS deve votar a convocação de Jorge Messias na quinta-feira (27).
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!